DEFESA VIDA PDF Imprimir E-mail
Profissionais de Saúde recebem certificado do curso “Cidade em Defesa da Vida”

Profissionais da área de Saúde receberam nesta quinta-feira (22), do vice prefeito Emerson Leal e do secretário municipal de Saúde Arthur Pereira os certificados de conclusão do curso de capacitação nos programas “Cidade em Defesa da Vida” e “Capacitação em Suporte a Vida Carlos” para socorro às vítimas de parada cardiorrespiratória súbita e Acidente Vascular Cerebral (AVC).  O projeto é desenvolvido através de uma parceria da Prefeitura com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital-Sírio Libanês.

Os certificados feitos pela Escola Municipal de Governo da Fundação Educacional de São Carlos são do curso de extensão que a Prefeitura fez com  base no curso de capacitação do Hospital Sírio Libanês das 5 cidades participantes do projeto  - São Carlos (SP), Itanhaém (SP), Camaçari (BA) e Maringá e Londrina (PR). Somente São Carlos desenvolveu o projeto de extensão.

Foram capacitados 201 profissionais de saúde via projeto de extensão da Prefeitura, além de outros 425 profissionais pelo Hospital Sírio Libanês, entre auxiliares e técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros que receberam capacitação do Suporte Avançado em Cardiologia (ACLS) e Suporte Avançado em Pediatria (PALS) das unidades de saúde da Rede Municipal, SMU, UTI e UCO da Santa Casa, Hospital-Escola, além de condutores do SAMU capacitados em Suporte Básico de Vida (BLS).

O vice-prefeito Emerson Leal anunciou que a meta a partir de agora é “capacitar, professores, alunos e comunidade, ampliando o conhecimento das ações de socorro que salvam vidas”.

Para o treinamento, a Prefeitura recebeu 2.750 bonecos (mini annes). Serão capacitados 275 professores (as inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura) cada professor capacita 10 alunos (idade 13 e 16 anos) e cada aluno repassa o aprendizado para 10 pessoas da comunidade (pais e familiares), totalizando nesta etapa a capacitação de 27.500 pessoas em São Carlos.
O secretário municipal de Saúde Arthur Pereira informou que a Prefeitura de São Carlos foi contemplada com recursos do Ministério da Saúde para aquisição de 16 desfibriladores. “A Secretaria Municipal de Saúde vai comprar outros 14 com recursos próprios totalizando 30 desfibriladores que serão instalados nas unidades de saúde”, anunciou Pereira.

Ainda de acordo com o Pereira a Secretaria está adquirindo também manequins de treinamento nos tamanhos de bebê e criança para capacitação dos servidores da Secretaria Municipal de Educação para treinar funcionários de Emeb's e Cemei's e profissionais da Secretaria Municipal de Esportes que receberão cursos de primeiros socorros.

(23/04/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos