LABORATÓRIO DA UFSCAR USA TECNOLOGIA DE GAME PARA PESQUISA ERGONÔMICA PDF Imprimir E-mail
As tecnologias dos games já podem ser aplicadas às pesquisas na área de ergonomia. O recém-inaugurado Laboratório de Ergonomia, Simulação e Projetos de Situações Produtivas da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – já desenvolve trabalhos tendo como base softwares para jogos eletrônicos. Os princípios dos jogos e das pesquisas são similares inclusive com o uso do joystick para “caminhar” pelas localidades definidas pelos pesquisadores. 

A utilização é inédita no país e faz parte das pesquisas de ergonomia desenvolvidas há 15 anos na instituição. O novo laboratório permitirá expandir os estudos e facilitar o trabalho dos 40 pesquisadores do laboratório no uso de tecnologia de captura de movimento, simulação humana e visualização tridimensional. A tecnologia permite ao usuário navegar pelas simulações de instalações industriais, por exemplo. “O desafio é utilizar as tecnologias aplicadas em cinema e games em processos industriais”, explica Nilton Luiz Menegon, um dos fundadores do laboratório e coordenador das pesquisas.

O laboratório já atendeu mais de 40 clientes em busca de soluções de ergonomia, na maioria em processos industriais, para empresas como Embraer, Petrobrás, Johnson&Johnson e Correios. As simulações dessas áreas permitem visualizar, por exemplo, as eventuais manobras que um profissional deve fazer em determinada área industrial e as possíveis dificuldades que pode encontrar. “A partir dessas modelagens podemos antecipar as ações futuras numa instalação”, esclarece Menegon.

(15/04/2010)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos