AGRICULTURA SELECIONA 13 TONELADAS POR SEMANA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS PARA A MERENDA ESCOLAR PDF Imprimir E-mail


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de São Carlos está iniciando o processamento dos produtos adquiridos da agricultura familiar e que são repassados para a merenda escolar. Hoje, a Prefeitura já fornece 13 toneladas de hortifrutigranjeiros para 112 unidades escolares, entre elas escolas estaduais e creches filantrópicas.

Todos os produtos são descarregados no Banco de Alimentos da Secretaria, onde são classificados, pesados, porcionados, processados ou não, e distribuídos para a merenda escolar, restaurante popular e entidades assistenciais cadastradas. No total são adquiridos semanalmente 25 toneladas de hortifruti dos agricultores familiares de São Carlos e região.

Alguns produtos que são encaminhados para as unidades escolares já passam por um processo de higienização, como as folhas que são selecionadas e colocados e embalagens próprias para serem transportadas e depois armazenadas. “Inclusive estamos fazendo a entrega dos produtos duas vezes por semana para as escolas para garantir que as merendeiras recebam produtos frescos. Os produtos mais perecíveis são entregues pelos agricultores na véspera da distribuição para as escolas”, explica a diretora de Agricultura da, Helga Darezzo.

Segundo a secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, para que as escolas possam receber um número maior de produtos já processados novos equipamentos já estão sendo comprados para a unidade de processamento da Secretaria. “Para que isso aconteça já adquirimos uma centrifugadora de vegetais para secar esses produtos antes de realizarmos a embalagem e um processador de legumes com capacidade de 800 quilos por hora e opção de 40 cortes”, ressalta a secretária.

A Secretaria também está processando algumas frutas e as polpas congeladas já estão sendo utilizadas na confecção de sucos servidos no Restaurante Popular do Cidade Aracy e nos kits de café da manhã distribuídos, gratuitamente, para os trabalhadores rurais de São Carlos e do distrito de Santa Eudóxia.

“A nossa intenção é que após a estruturação completa da nossa unidade de processamento e após a aquisição por parte da Secretaria de Educação de máquinas especiais para servir os sucos, possamos também fornecer as polpas congeladas também para a merenda escolar”, comentou Bortolotti.

As 112 unidades escolares atendidas já recebem frutas “in natura”. Para atender as escolas, a Agricultura compra em média 3.200 quilos de frutas por semana, só de laranja são 120 caixas por semana, fora outras frutas da época.

(14/04/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos