PREFEITURA LANÇA A CAMPANHA SÃO CARLOS CONTRA O FOGO PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura lança nesta segunda-feira (12), às 8h30, no Criasc (Centro de Referência em Informações Ambientais de São Carlos), na Praça Paulino Carlos (Catedral) mais uma campanha São Carlos contra o Fogo.

A campanha é desenvolvida pela Coordenadoria de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias da Saúde, Educação e de Governo, Corpo de Bombeiros, SAAE, Defesa Civil, Polícia Ambiental, instituições e empresas de São Carlos.

Segundo o coordenador de Meio Ambiente, Paulo Mancini, o objetivo da campanha é reduzir as queimadas urbanas, que são responsáveis pelo aumento das internações hospitalares ocasionadas pelas doenças respiratórias. “O hábito de provocar queimadas urbanas ainda está fortemente enraizado na cultura da população. É por isso que as atividades sensibilizadoras e educacionais são fundamentais para reverter esse problema”, comentou.

Números
A campanha São Carlos contra o Fogo é realizada na cidade desde 2001. Apesar das chuvas intensas que aconteceram em 2009, geralmente em períodos em que o clima seco prevalece, a fiscalização ambiental emitiu 162 notificações, que geraram 83 Termos de Compensação Ambiental. Cerca de 2.300 mudas de árvores foram doadas ao Horto Municipal e 200 foram plantadas em diversos pontos da cidade.

Ainda segundo balanço da campanha, 43 infrações foram elaboradas. Elas geraram um total de R$ 25 mil em multas. Das denúncias de incêndio durante a campanha, 35,5% vieram da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, 30% aconteceram durante vistorias de rotina e outros 20% foram de denúncias anônimas.

Penalidade
Quem provoca incêndio pode responder por crime ambiental caso seja surpreendido, como prevê a Lei 9.605/98. A pena é de reclusão, de 2 a 4 anos, além de multa. 

(09/04/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos