PESQUISA APONTA CONQUISTAS DO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM PDF Imprimir E-mail
Pesquisa realizada pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mostra as conquistas a partir da implementação dos princípios do Comunidade de Aprendizagem em três escolas municipais a partir de 2007. Os trabalhos foram concluídos em 2009.

As escolas participantes do Comunidades de Aprendizagem passam por diálogos constantes de suas ações na própria comunidade. A presença de voluntários nas salas de aulas realizando atividades preparadas pelas professoras envolveu toda a comunidade escolar. “Hoje, a escola é referência para as pessoas e instituições que querem conhecer Comunidades de Aprendizagem, um espaço aberto para visitas e vivência da rotina de atividades como grupos interativos”, relata documento preparado pelo Niase.  

A proposta implantada no município se baseia na interação entre escola e comunidade e contou com parceria das Comunidades de Aprendizagem do Brasil, EMEB “Antonio Stella Moruzzi”, EMEB “Profa. Janete Maria Martinelli Lia”, EMEB “Profa. Dalila Galli” e Prefeitura de São Carlos. 

A proposta de Comunidades de Aprendizagem tem origem em escolas da Espanha e antecedentes nos EUA e propaga como meta a educação máxima para todos baseada em princípios como diálogo igualitário entre todos os envolvidos; reconhecimento da bagagem cultural de cada cidadão da comunidade; possibilidade de transformação a partir do diálogo; defesa do conhecimento da ciência e da escolarização como forma de transformação do mundo atual e propagação do fortalecimento da solidariedade.

(06/04/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos