SC IRÁ IMPLANTAR CAPS AD PARA ADULTOS PDF Imprimir E-mail
Conferencia-saude-mental-0-site Conferencia-saude-mental-1-site

São Carlos ampliará atendimento do CAPS AD para adultos

São Carlos terá, em breve, atendimento direcionado a adultos por meio do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) em Álcool e Drogas. O anúncio foi feito pelo prefeito Oswaldo Barba, durante a abertura da 4ª Conferência de Saúde Mental, que aconteceu no auditório Bento Prado Jr., no Paço Municipal.

A casa em que funcionará o CAPS AD para adultos já está alugada e funcionará nas proximidades da unidade que atende adolescentes. Nesse momento, a Secretaria de Saúde se empenha para contratar os profissionais.
O evento é preparatório para a Conferência Nacional de Saúde 2010. A abertura da solenidade contou com a presença do secretário de Saúde, Arthur Pereira, das professoras Carmem Lúcia Filizola, do Departamento e Enfermagem da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Isabela de Oliveira Lucci, do Departamento de Terapia Ocupacional da mesma universidade, do presidente da Câmara, Lineu Navarro, da representante do CAPS, Iolanda Barbério, do conselheiro de saúde, Antônio Joaquim da Silva e do usuário do CAPS de Assis, Wilson de Almeida.

Para Arthur Pereira, o evento realizado em São Carlos serve para construir propostas que serão levadas às etapas estadual e nacional da conferência. “Também fortalece as políticas públicas adotadas pelo município em relação ao tema”, destacou o secretário de Saúde.

A Prefeitura realiza atendimento em Saúde Mental através dos Núcleos Integrados de Saúde (NIS), Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas – CAPS AD.
Em São Carlos a lógica de atendimento em saúde mental é comunitária, com atendimento nas seguintes unidades de saúde: CAPS Saúde Mental, com atendimento de transtorno mental severo para pacientes acima de 18 anos, nas Unidades de Saúde da Família com apoio dos residentes multiprofissionais de saúde, com psicólogo no NIS da Redenção e Santa Felícia, psiquiatra e terapeuta ocupacional nos NIS da Cidade Aracy, Vila Isabel e psiquiatra na unidade da Vila São José.

O prefeito Oswaldo Barba destacou que a cidade tem se notabilizado, nos últimos 10 anos, no acompanhamento e atendimento da saúde mental. Ressaltou o papel importante das universidades, especialmente a UFSCar, que emprega alunos e professores dos cursos de enfermagem, psicologia e terapia ocupacional no acolhimento dos pacientes de São Carlos. “Apesar de todos os investimentos, sabemos que precisamos investir mais e a instalação do CAPS AD para adultos representa um importante avanço”, acentuou Barba.

Discussões
Após a abertura da conferência os participantes, muitos deles alunos das universidades, participaram da roda de conversa “Perspectivas e Olhares da Saúde Mental, Construindo a Rede de Cuidados”. No final houve a apresentação da banda “Loko na Boa”, formada por integrantes do CAPS de Assis.

Nesta terça (6), a Conferência reuniu grupos de trabalho no auditório da Biblioteca Comunitária da UFSCar. Também ocorreu a plenária de eleição de delegados para a etapa estadual, no auditório Bento Prado, antigo anfiteatro norte.

(06/04/2010)



 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos