ENCONTROS RECONTAM HISTÓRIA DA VILA PRADO PDF Imprimir E-mail
Encontros recontam história da Vila Prado

Os alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade da Fundação Educação São Carlos (Fesc) têm um encontro todas as semanas com a história da Vila Prado. A unidade do bairro oferece a disciplina Memorial da Vila Prado, que reúne alunos e personagens do local para recontarem a história a partir da experiência de cada um.

Adilson Sanches Marques, professor da disciplina, explica que o projeto tem por objetivo valorizar a experiência de vida das pessoas que moram no bairro. No ano passado, os encontros resultaram num programa especial da TV Educativa (TVE) de São Carlos. O grupo trabalhou como tema a Igreja Santo Antônio, construída na Vila Prado. “Várias pessoas da cidade, indicadas pelos alunos, compareceram para falar de sua vivência com a igreja”, afirma.

A estudante Elisa Gonçalves Papa, de 74 anos e moradora há 66 anos da Vila Prado, ressalta a importância dos encontros e a possibilidade de aprender ainda mais sobre o bairro. “Foi nessas aulas que aprendi os significados dos desenhos na porta da igreja”, ressalta.  Campeã regional de Damas e vice-campeã estadual, Elisa exalta as atividades da Universidade: “Eu acho muito bom”.

Os alunos de outras cidades que passaram a morar em São Carlos consideram esses encontros uma oportunidade de conhecer melhor a vizinhança. É o caso de Irene Feitosa Gonzaga, de 77 anos e moradora do bairro há dois anos. Natural de Palmeira dos Índios (AL), Irene ressalta que recomeçou a sua vida com as aulas na faculdade. “Para mim é tudo novo”, pontua. A moradora também ajudou a recontar a história do bairro. Passando por um chaveiro na Vila Prado, viu uma foto antiga da Igreja de Santo Antonio ainda em construção. Não teve dúvida e logo pediu a lembrança emprestada para tirar uma cópia e levar para os amigos na sala de aula.

Para o professor Adilson Marques, esses encontros contribuem para a melhoria da qualidade de vida dessa população, além de manter viva a transmissão de conhecimentos por meio da oralidade. “As aulas fortalecem ainda a integração entre os alunos”, destaca.

(01/04/2010)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos