EMPREENDEDORES PDF Imprimir E-mail

Prefeitura e Senac oferecem curso para pequenos empreendedores

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), iniciaram na quarta-feira (24), no Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza – Betinho”, o curso “Empreendedor em Pequenos Negócios”.

O curso, que atende 29 pequenos empreendedores, tem o objetivo de capacitar os alunos a elaborarem o plano de negócios para um empreendimento de geração de trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável.

De acordo com o programa do curso, os alunos receberão noções de desenvolvimento local sustentável, empreendedorismo, estrutura e elaboração de plano de negócios, conceitos e práticas de marketing e gestão financeira como ferramenta de sustentabilidade do empreendedorismo.

O método envolve situações ativas de aprendizagem que permitem ao aluno compreender o ambiente no qual pretende intervir. Durante as aulas serão propostas atividades individuais e em grupo, exposições dialogadas com o apoio de slides, estudo de casos, apresentação de filmes e orientações aos trabalhos desenvolvidos pelos participantes.

Eduardo Cunha, da área de desenvolvimento social do Senac, informa que o curso faz parte do programa Senac de Gratuidade. O curso tem carga horária de 160 horas, cujas aulas acontecem entres os dias 24 de março e 14 de julho, sendo ministradas no Centro Público de Economia Solidária, de quarta a sexta-feira, das 19 às 22h30.

“Esse tipo de parceria é importante pelo fato de atender um público certo, que precisa da capacitação. Ainda dentro do nosso programa de gratuidade, estamos programando para o segundo semestre de 2010 mais dois cursos em parceria com a prefeitura, um para agentes socioambientais e outro para gestores de cooperativas”, revelou Cunha.

Reynaldo Sorbille, diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, enfatiza que o curso é gratuito e a proposta é ajudar os pequenos empreendedores a compreender e desenvolver seu negócio.

“Normalmente essas pessoas sabem tocar bem seu negócio, porém a maior dificuldade deles é a gestão administrativa. Por isso estamos fazendo o curso dirigido a essas pessoas que são clientes do Banco do Povo”, explicou Sorbille, que destacou a palestra que será ministrada no dia 19 de abril sobre o Micro Empreendedor Individual (MEI), em parceria com o Sebrae.

Para o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Emerson Domingues, o curso é mais uma oportunidade para que os pequenos empreendedores compreendam melhor o seu ambiente de trabalho.

“O objetivo dessa parceria com o Senac é possibilitar que os empreendedores formais e informais compreendam o todo do negócio que ele está inserido. Nós esperamos que a partir deste curso possa haver o fortalecimento do empreendimento das pessoas e até uma maior inserção no mercado formal”, concluiu Domingues.

(30/03/2010)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos