UFSCAR FINALIZA PESQUISA “COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM” QUE ENVOLVEU ESCOLAS MUNICIPAIS |
Na quarta-feira (31), às 20h, no anfiteatro Bento Prado da UFSCar, será realizada a cerimônia de encerramento da pesquisa “Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola”, do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase) da universidade.
A pesquisa, que teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), foi coordenada pela Profª. Drª. Roseli de Mello entre 2007 e 2009. Ela foi desenvolvida para avaliar os impactos da transformação das escolas municipais que adotaram o “Comunidades de Aprendizagem”, que buscou aproximar a sociedade e a escola para obter aprendizagem de máxima qualidade para todas as pessoas que estudam na instituição e que moram no entorno das escolas estudadas (EMEBs Antonio Stella Moruzzi, Janete Lia e Dalila Galli). Resultado de parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, a pesquisa teve como produtos teses de doutorado, dissertações de mestrado, iniciações científicas, Trabalhos de Conclusão de Curso. Tais trabalhos foram apresentados em congressos nacionais e internacionais. Também houve publicação de artigos em revistas internacionais, com destaque para artigo de autoria das professoras das escolas de ensino fundamental, publicado na revista espanhola “Aula”. Foi ainda elaborada revista de divulgação das Comunidades de Aprendizagem em São Carlos. A equipe da pesquisa foi formada por docentes e estudantes da UFSCar e professores do ensino fundamental da rede municipal da cidade. O principal produto do trabalho foi a incorporação, pela Prefeitura de São Carlos, via a Secretaria Municipal de Educação, de Comunidades de Aprendizagem como política pública do município: ao final de 2009, criou-se junto à Secretaria Municipal de Educação uma coordenação específica para a temática. (29/03/2010) |