MINISTRO ELOGIA AÇÕES EDUCACIONAIS DE SC |
Ministro da Educação elogia ações educacionais de São Carlos
Nesta sexta-feira (26), o ministro da Educação, Fernando Haddad, esteve em São Carlos para participar do lançamento do Ano da Educação, em que o prefeito Oswaldo Barba apresentou à comunidade as metas para a rede municipal de educação em 2010.
Participaram ainda do evento o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, o deputado federal Lobbe Neto, o presidente da Câmara, Lineu Navarro, o vice-prefeito, Emerson Leal, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, a secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, entre outros. Durante a apresentação, o prefeito anunciou que a Prefeitura comprou cinco novos ônibus para o transporte escolar rural, 400 computadores – sendo 300 notebooks, projetores multimídias e oito lousas digitais para as escolas de ensino fundamental. Além disso, foi implantado o boletim eletrônico que permitirá aos pais acompanharem o desempenho dos alunos na escola, com apresentação das notas e frequência escolar. O prefeito lembrou que serão construídas oito novas escolas de educação infantil, três já iniciaram as obras. Outras 15 unidades passarão por ampliação. Com essas ações, a Prefeitura vai atender, ainda este ano, 100% da demanda de vagas de alunos de 4 e 5 anos, antecipando-se à resolução da Proposta de Emenda à Constituição, que exigirá educação básica obrigatória e gratuita a partir dos 4 anos, em 2016. Para 2012, a intenção é atender 80% da demanda em creches.
De acordo com o ministro, São Carlos está atendendo várias metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) antes do prazo estipulado, o que é vantajoso para as crianças da cidade. “Prefeito Barba, vocês estão adotando um conjunto de ações, aqui em São Carlos, que oferecerá uma oportunidade única para a educação dos meninos e meninas da cidade”. E completou: “O que depender do Ministério da Educação, São Carlos terá todo o apoio necessário para atingir suas metas”. O prefeito disse que a Prefeitura está ampliando a oferta de vagas nas escolas municipais com qualidade na infraestrutura e formação continuada dos professores. “Para continuar avançando, precisamos do apoio dos pais, professores, alunos e toda a comunidade”. (26/03/2010)
|