VIOLA E CATIRA, PAIXÕES DE JAMIL PDF Imprimir E-mail
jamil-site A viola e a catira são as paixões de Jamil Pereira de Oliveira, 65 anos, morador de São Carlos. O gosto de tocar o instrumento e a alegria da dança vêm desde menino, época que entoava as músicas durante as árduas colheitas de café na roça. A vida levou Jamil para outros rumos – trabalhou na fundição de uma empresa da cidade durante 38 anos – mas o amor pela música permaneceu aceso no coração. Depois da aposentadoria, o violeiro se pôs a fazer o que mais gosta e já gravou quatro CDs. “Laço de Mão” é o mais recente trabalho solo e traz doze composições próprias e inéditas de autores são-carlenses.

“Gosto de interpretar e fazer letra. Gosto de música”, revela o artista autodidata, que tem prazer de compartilhar a experiência com a população da cidade. Nos últimos dois anos, Jamil foi selecionado pela Coordenadoria de Artes e Cultura para oficinas de viola e catira em Água Vermelha e Santa Eudóxia. “Às vezes eu fico pensando: as pessoas estão deixando essas músicas e danças tradicionais, mas as oficinas ajudam a retomar nossa cultura”, ensina Jamil. 

Em Santa Eudóxia, o projeto atendeu 80 crianças de seis a oito anos de idade. “Foi uma responsabilidade tremenda e achei muito bacana. Um respeito grande da criançada”, revela o artista. Em Água Vermelha, a oficina de viola recebeu dez garotas de 14 e 15 anos. “Em apenas quatro meses elas aprenderam a tocar músicas direitinho”, admira o violeiro.

Durante muito tempo, Jamil fez parceria com Jardel, mas o amigo de viola faleceu e hoje o músico faz dupla com Navegante. Para o violeiro, a Ciranda Cultural, Coordenadoria de Artes e Cultura foi fundamental para a divulgação de seu trabalho: “O projeto deu essa abertura para mostrar minha música”.

Jamil faz questão ainda de participar todo sábado do Programa Gente da Nossa Terra, na Rádio São Carlos. Os ouvintes podem conferir, das 17h30 às 18h00, um pouco de sua arte e de seus convidados. “Gosto de fazer o programa ao vivo”, avisa.

Chamamento
Os artistas e produtores culturais já podem apresentar projetos para atividades durante todo o ano. A Coordenadoria de Artes e Cultura já lançou o 4º Chamamento Público para a Seleção de Projetos Culturais/2010 e as entidades devem apresentar projetos até o dia 1º de abril. Os interessados encontram o edital do projeto, com todas as especificações, no site da prefeitura.

(19/03/2010) 


 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos