15 ANOS DA UATI PDF Imprimir E-mail


FESC comemora os 15 anos da UATI com Benção Ecumênica

A Fundação Educacional São Carlos (FESC) em comemoração aos 15 anos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) e aos 5 anos de funcionamento do Campus 2, localizado na Vila Prado, realiza no próximo dia 16, a partir das 9h, no seu Campus 1, localizado na rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery, uma Benção Ecumênica.

A Universidade Aberta da Terceira Idade foi criada em 1995 pela Prefeitura de São Carlos como um projeto de extensão da Escola de Biblioteconomia e Documentação e da Escola de Educação Física de São Carlos em função da transferência dos cursos para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A proposta pedagógica inicial contemplava somente três áreas: saúde, cultura e esporte/lazer e vigorou até 2000. Em 2001 um novo projeto pedagógico foi elaborado para a UATI que estabeleceu como objetivo geral oferecer um programa de educação permanente para pessoas adultas e idosas, com processos formativos nas áreas de saúde, cultura, esportes, lazer, cidadania e trabalho, permitindo a constante atualização de conhecimentos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e participação plena na sociedade.

A partir do novo Projeto Pedagógico houve uma flexibilização curricular com a oferta de oficinas, tanto para os alunos como para a comunidade em geral da terceira idade. As oficinas são caracterizadas pela diversidade temática e pedagógica, viabilizadas por profissionais especializados.  Também foram organizadas atividades complementares, criados os grupos artísticos culturais como grupo de seresta, grupo de samba, grupo de teatro, grupo de dança, grupo de Tai-Chi, grupo de Origami e coral, com ensaios em horários extra-escolares e apresentações públicas em eventos e locais diversificados. O turismo social, com visitações, excursões e viagens locais e regionais passaram a complementar as atividades.

O currículo escolar passou a ser organizado em dois módulos anuais de ensino, com disciplinas regulares e optativas. O Módulo I – Curso Regular equivale ao 1º ano do curso, constituindo a parte fixa do currículo que hoje é composto por 3 disciplinas obrigatórias e 3 disciplinas optativas. O aluno tem obrigatoriedade de fazer pelo menos 1 disciplina optativa por semestre, além das 3 obrigatórias. Educação Musical, Artes Cênicas e Expressão Corporal são as disciplinas obrigatórias e Criação e Textos Literários, História da Arte, Cultura da Paz e Autoconhecimento, História Oral e Memória, Memorial da Vila Prado, Expressão e Plástica, Apreciação Musical, Vivências Musicais, Musicalização, O Corpo na Maturidade, Alongamento e Flexibilidade, Meditação e Relaxamento, Introdução ao Tai-Chi-Chuan, Práticas Vivenciais em Fisioterapia, Fisioterapia e Promoção da Saúde II e III são as disciplinas optativas.

A FESC hoje também tem acordos de cooperação com instituições locais para ampliar a oportunidade de formação complementar dos alunos da UATI. Foram firmadas parcerias com o Sesc, Senac, Sebrae, UNICEP, UFSCar e Associação de Cultura Italiana. Um dos maiores programas desenvolvidos é o de Revitalização de Adultos, uma parceria entre o Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos e a Fundação Educacional São Carlos (FESC) com o objetivo de assistir de maneira especializada a população da terceira idade em relação à execução de atividades físicas controladas e ao monitoramento das condições de saúde. Hoje são 6 turmas na Vila Nery e 1 na Vila Prado. Outro programa desenvolvido com a UFSCar é o Tertúlia Literária Dialógica, via Departamento de Metodologia de Ensino.

A UATI também realiza o Projeto Inclusão Produtiva na Terceira Idade, desenvolvido em parceria com Programa de Inclusão Digital (PID) e o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae São Carlos). O projeto tem como objetivo a implantação da cultura do empreendedorismo na reinserção da vida socioeconômica das pessoas da terceira idade, visando novas formas de trabalho e complementação de renda, aproveitando o potencial de conhecimento e a experiência já adquirida.

Somente em 2009 a universidade atendeu 1.897 pessoas com 40 anos ou mais. Devido ao aumento significativo no número de alunos, a fundação criou, através de concurso público, um quadro docente efetivo de professores.

(12/03/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos