PREFEITURA REALIZA O “DIA LILÁS” PARA MARCAR MÊS DA MULHER
PREFEITURA REALIZA O “DIA LILÁS” PARA MARCAR MÊS DA MULHER PDF Imprimir E-mail

O “Dia Lilás na Praça” foi realizado, pelo segundo ano consecutivo, no último sábado (6) para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março). A festa começou por volta das 8h30 na Praça Santa Cruz com uma aula de alongamento ministrada pela professora de educação física do programa Escola Nossa da Secretaria Municipal de Educação, Évelin Priscila Nani. Logo em seguida as atrizes Patrícia Scarabel, Vânia Schwenke e Renata Alves de Oliveira apresentaram “Duas vezes Clarice, baita mulherão!!!, divertindo o público que passava pela praça.

Por volta das 9h, com a presença do prefeito Oswaldo Barba, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, do vice-prefeito Emerson Leal e sua esposa, Doris Peçanha, da secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, da chefe da Divisão de Políticas Públicas para as Mulheres e do Centro de Referência da Mulher, Raquel Auxiliadora dos Santos, do ex-prefeito Newton Lima e sua esposa, Ana Lima, e demais autoridades representantes de entidades e conselhos ligados à mulher, teve início uma passeata em direção à praça  da igreja São Benedito. Durante o trajeto a boneca Macabeá com 4 metros de altura chamou a atenção dos populares.

Na praça aconteceram várias intervenções artísticas, começando pelo grupo Luz na Cidade de Araraquara que apresentou “Poesia ao pé do ouvido e música”. Também se apresentaram o Coral da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), o grupo “Doces Flautistas” da EMEB Arthur Natalino Derigge, grupos de projetos de dança da Prefeitura, Projeto Dançar e o Grupo Samba de Comadre.

Foram montadas na praça várias tendas com orientações de diversos serviços oferecidos pela Prefeitura e em parceria com outras entidades, como os serviços do Centro de Referência da Mulher, da Casa Abrigo “Gravelina Terezinha Lemes”, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Fundação Educacional São Carlos (FESC) e da Secretaria Municipal de Saúde, Unicep e UFSCar/Laprev/USE.

No seu discurso, o prefeito Oswaldo Barba ressaltou as políticas públicas desenvolvidas em São Carlos. “Através da Divisão de Políticas Públicas para as Mulheres, criada no início da minha gestão e coordenada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, desenvolvemos vários programas com ações interdisciplinares que envolvem as mulheres, buscando fortalecer, apoiar a articulação e organização das mulheres na perspectiva de gênero e defesa de seus direitos”. Barba lembrou, ainda, que no ano passado ampliou a licença-maternidade para as servidoras públicas municipais para seis meses.

Rose Mendes, secretária de Cidadania e Assistência Social, ressaltou que também fazem parte da Divisão de Políticas Públicas o Centro de Referência da Mulher, a Casa Abrigo “Gravelina Terezinha Lopes” e a Rede de Atendimento à Mulher. “O principal objetivo do Centro é promover e assegurar os direitos das mulheres por meio de orientação jurídica, atendimento social e terapêutico (terapia ocupacional). Já a Casa Abrigo é de caráter sigiloso e acolhe mulheres e filhos em situação de risco e a Rede oferece assistência psicossocial e jurídica, informa e esclarece dúvidas sobre as leis de amparo e proteção à mulher, orienta para o mercado de trabalho, faz a triagem de risco, realiza ações de prevenção à situação de violência e, quando necessário, faz a inclusão em programas de complementação de renda”.

Para conferir a programação completa das atividades do mês de março em comemoração ao Dia da Mulher basta acessar o site da Prefeitura (www.saocarlos.sp.gov.br).


(08/03/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos