DEFESA CIVIL TERÁ ARQUITETO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail


Defesa Civil de São Carlos terá arquiteto para identificar áreas de risco

O prefeito Oswaldo Barba participou da abertura da 1ª Conferência Municipal da Defesa Civil. Ele anunciou que a Defesa Civil começa, a partir de março, um novo mapeamento das áreas de risco na cidade, na intenção de evitar danos provocados pelas enchentes. Para isso, um arquiteto, que atualmente exerce suas funções na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, começa a trabalhar no órgão. “Ele terá a incumbência de realizar laudos identificando áreas que podem ser atingidas por alagamentos ou por outros desastres da natureza. A cidade tem um mapeamento de áreas de risco, mas precisamos atualizá-lo para prevenir ocorrências desse tipo”, alertou o secretário de Governo, Marcos Martinelli.

As áreas de risco atualmente monitoradas pela Defesa Civil são: a interligação dos bairros Cruzeiro do Sul e Vila Isabel, na região da CDHU, Monsenhor Alcindo Siqueira e Santa Gertrudes, na Vila Isabel, Francisco Pereira Lopes, na região do Shopping, João Lourenço Rodrigues e Getúlio Vargas, nas imediações da Praça Itália. “O trabalho da Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança de São Carlos, tem surtido efeito. E com esse novo mapeamento podemos aprimorar ainda mais o atendimento à população”, comentou o prefeito Barba.

Atualmente, a Defesa Civil tem 10 funcionários efetivos e 74 voluntários. “Com a inserção de São Carlos no Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania) uma das reivindicações é a destinação de R$ 250 mil para a reestruturação do órgão”, informou o prefeito.

A 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil foi organizada pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Governo. O evento teve por objetivo realizar uma análise das ações da Defesa Civil na esfera municipal, assim como traçar planos de prevenção de ocorrências como enchentes, baseado em fatos ocorridos em cidades como São Luiz do Paraitinga, Angra dos Reis e as constantes chuvas que atingem São Paulo, contando com a participação da sociedade e dos mais diversos segmentos locais.
As discussões geradas na Conferência serão levadas à Conferência Estadual da Defesa Civil (2ª quinzena de fevereiro) e à Conferência Nacional (março).

Além do secretário de Governo e do prefeito de São Carlos, participaram do evento, o vice-prefeito Emerson Leal, o coordenador regional da Defesa Civil de Araraquara, Amarildo Calegari, o coordenador da Unesp de Bauru, Gehard Held, o major Jurandir Antônio da Silva, comandante interino do 16º Grupamento de Bombeiros, o subcomandante da Polícia Militar, major Jorge Luís Negretto, o presidente do Conseg, Joel Amaro, o diretor de Defesa Civil, Heleno Irami, e o ex-prefeito de São Carlos, Newton Lima.

(11/02/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos