SÃO CARLOS CONFIRMA PRIMEIRO CASO IMPORTADO DE DENGUE
SÃO CARLOS CONFIRMA PRIMEIRO CASO IMPORTADO DE DENGUE PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, na sexta-feira (15), o primeiro caso de dengue do município em 2010. Trata-se de um caso importado (contraído fora da cidade), localizado no bairro Costa do Sol, de um morador da cidade de Sinop (Mato Grosso) que veio para São Carlos.

Nos primeiros 15 dias de janeiro, o município notificou sete casos suspeitos, mas só confirmou o do bairro Costa do Sol. Em 2009, foram notificados 138 casos suspeitos e confirmados 6 autóctones e 4 importados.

A Vigilância Epidemiológica, entretanto, tranquiliza a população ao reforçar que as ações de prevenção, controle e bloqueio (nebulização) ao redor da casa do local suspeito e no bairro no bairro Costa do Sol serão feitas na segunda-feira (18) no período da manhã.

A VIGEP pede para que a população fique atenta a esta época do ano, principalmente o período pós-festa, de férias, quando normalmente aumenta o retorno de pessoas que se dirigiram a outras cidades ou Estados que possuem focos transmissores de dengue.

A dica é a de que ao chegarem a São Carlos os cidadãos observem se há o aparecimento dos principais sintomas da dengue: febre alta, dor pelo corpo, vermelhidão pela pele que parece alergia. Neste caso, a recomendação é passarem por um médico e comunicar a Vigilância Epidemiológica local imediatamente.

A comunicação é importante porque permite o desencadeamento de ações em tempo hábil a impedir a instalação de focos de transmissão autóctone (local) de dengue na cidade.

“Neste período, é muito importante a participação de todos, não só na eliminação de águas paradas nas residências, mas também colaborar com os agentes do Mutirão Cidade Limpa, que estão percorrendo os bairros da cidade disponibilizando os materiais para remoção, e observar sinais e sintomas de dengue devendo procurar orientação médica em uma unidade de saúde mais próxima e não fazer uso de automedicação”, explica a coordenadora da VIGEP, Edel Zóia.

Mutirão Cidade Limpa
O 8º Mutirão Cidade Limpa - ação preventiva da Prefeitura de combate à dengue, já removeu das residências e terrenos da cidade 77,4 mil quilos de objetos e utensílios que poderiam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Dos cerca de 70 mil imóveis do município, os agentes da Prefeitura visitaram 16.778 desde o dia 5 de dezembro. Pelo menos 3.393 imóveis foram encontrados fechados e uma nova visita deverá ser feita no final do Mutirão que se estende até o final do mês de março.

(15/01/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos