BALANÇO PROCON PDF Imprimir E-mail
Procon prestou mais de 28 mil atendimentos em 2009

Os serviços prestados pelas empresas de telefonia fixa e móvel foram os campeões de reclamação em 2009 no Procon São Carlos, vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura. De 28.128 atendimentos contabilizados nos 12 meses do ano passado pelo órgão de defesa do consumidor, 28,2% estão relacionados a esses temas.

Entre consultas, orientações e reclamações aconteceram 7.950 atendimentos. Em seguida a procura por atendimentos do Procon é para assuntos voltados a assuntos financeiros, que tratam de cartões de crédito, financiamento e liquidação antecipada. Foram 4.885 registros (17,3%). O quesito produtos, que contempla defeitos e falta de reparos necessários dentro do tempo hábil somou 4.691 atendimentos ou 16,6% do total.

O balanço demonstra que houve um crescimento de aproximadamente 360% nas audiências de conciliação em relação a 2008. As audiências acontecem quando a empresa não responde às reclamações ou não resolve o problema. Em 2009 aconteceram 522 audiências e no ano anterior 114.

Na opinião da diretora de Defesa do Consumidor, Juliana Rossi, os atendimentos do Procon sinalizam que o consumidor quer que os seus direitos prevaleçam. “Hoje o consumidor está mais preocupado em buscar informações, pesquisar preços e até denunciar os fornecedores que cometem irregularidades”, ressalta.

Serviço
O Procon de São Carlos atende das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, na avenida São Carlos, 1.800, Centro. Os telefones para informações são: 3362 11 80 e 3307 6440.

(06/01/2010)