ESPAÇO BRAILLE, OPÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS PDF Imprimir E-mail
Espaço Braille oferece livros e internet para deficientes visuais

Acesso à informação, mobilidade e profissionalização. Esses são os três elementos que norteiam o trabalho realizado pelo Espaço Braille da Prefeitura de São Carlos. O local oferece equipamentos especializados e fontes de informação em braile para deficientes visuais da cidade.

Claudete Sacomano, diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBI), responsável pelo Espaço Braille, informa que há 1.557 volumes em braile, como dicionários, Atlas, literatura infantil, juvenil, ficção, romance, poesia, além de livros didáticos nas áreas de informática, química, matemática, ciências, entre outros.

“Também temos instalado nos computadores softwares como o Dosvox, Winbraille, NonVisual Desktop Access, que possuem sintetizador de voz, editor, leitor e impressor conversor de textos para braile”, afirma Claudete.

Esses recursos são instrumentos importantes para a autonomia dos deficientes visuais. O software de leitura de tela, por exemplo, escaneia um texto impresso, transformando-o em documento para impressão braile e arquivo de áudio.

De acordo com Ivone de Camargo, do Espaço Braille, o acesso aos recursos tecnológicos voltados para o deficiente visual ainda é muito restrito no país, por isso a necessidade de divulgar a criação de um local como o Espaço Braille.

“Os usuários do espaço podem utilizar ainda a impressora para braile para imprimir textos da internet, oferecemos também o ensino do próprio método braile e de sorobã – equipamento que facilita aprendizagem de cálculos, e curso de orientação e mobilidade”, informa Ivone.

Para o deficiente visual Antônio Francisco Brambila, o Espaço Braille é importante porque oferece livros e internet, sendo uma opção cultural para ele e muitas outras pessoas.

O Espaço Braille está localizado na rua Conde do Pinhal, 2.041, ao lado do Palacete Conde do Pinhal. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


(30/12/09)