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banco-do-povo-siteSÃO CARLOS SEDIA 1º WORKSHOP DO BANCO DO POVO

São Carlos sedia nesta quinta-feira (26), das 9 às 13h no Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza – Betinho”, rua José Bonifácio, nº 885, no centro, o 1º Workshop do Banco do Povo.

O evento contará com a participação de agentes de crédito e coordenadores de São Carlos e diversas cidades da região como Orlândia, São Joaquim da Barra, Porto Ferreira, Descalvado, Sales Oliveira, Ribeirão Bonito, entre outras.

Esse encontro possibilitará que os agentes de crédito obtenham aperfeiçoamento e atualização de seus conhecimentos na qualificação profissional, tendo em vista as alterações dos produtos e serviços oferecidos pelo Banco.

Serão tratados temas como os novos conteúdos do banco do Povo da Web, aprovação da reunião do Conselho de orientação do Fundo, alterações do manual normativo e as principais dúvidas recebidas no núcleo de suporte das unidades.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, e Emerson Domingues, destaca a importância da realização do evento na cidade. “A escolha deve-se ao fato do desempenho diferenciado do Banco do Povo local, em virtude das condições disponibilizadas pela administração municipal para a realização das atividades na oferta de crédito aos micro e pequenos empreendedores de São Carlos”, disse.

Domingues ressalta que o Banco do Povo é um órgão que fomenta a economia do município. “Os créditos concedidos pelo Banco do Povo Paulista de São Carlos estimulam a economia local, geram novas oportunidades de trabalho e renda e ajudam os pequenos empreendedores e pessoas que trabalham por conta própria a sair da informalidade para formalidade através do desenvolvimento de suas atividades profissionais”, finalizou o secretário.

Banco do Povo de São Carlos
O BPP de São Carlos foi implantado em 2002 numa parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O Banco tem por objetivo oferecer micro crédito de fácil acesso de forma desburocratizada e com os juros baixos para atender as principais demandas de financiamento dos micro e pequenos empresários.

O empréstimo destina-se a atividade produtiva e não para o consumo de pessoas que trabalham por conta própria de maneira formal e informal, sendo possível financiar para a aquisição de máquinas, equipamentos em geral, matéria-prima, mercadorias, material para reforma e melhoria das condições físicas do local e também para a abertura de firma. Tem acesso ao crédito, autônomos, micro-empresários que trabalham na informalidade e micro-empresas que tenham faturamento bruto anual inferior a R$ 240 mil.

Perfil dos clientes
As mulheres são as que mais solicitam crédito junto ao Banco do Povo Paulista, num total de 60%. A maioria pertence ao setor de serviço e trabalha informalmente, como costureiras, boleiras, cabeleireiras, manicures, depiladoras, salgadeiras, artesãs, sacoleiras, revendedoras de cosméticos em geral, etc.

Dos mais de mil clientes do Banco do Povo Paulista de São Carlos, 80% deles são informais, ou seja, pequenos empreendedores que não regularizaram a documentação de suas firmas. A idade média destes profissionais varia de 30 a 49 anos e estes atuam nos mais variados ramos de atividades profissionais, no qual o comércio representa 13%, motoristas 12%, costureiras 10%, vendedoras 8% e cabeleireiros 5%. Do perfil geral do BPP encontram-se também pedreiros, mecânicos de autos, caminhoneiros, motoristas de transporte escolar, taxistas e autônomos em geral.

Busca por empreendimentos “fundo de quintal”
Por ser um dos principais objetivos do programa, o Banco do Povo de São Carlos também concentrou sua divulgação nos bairros da cidade com o objetivo de buscar empresas “fundo de quintal”. Não são poucos os que se enquadram neste perfil e a demanda de clientes como este, aumenta cada vez mais.

Divulgação e metas alcançadas em 2009
Devido ao empenho da Administração Municipal, o Banco do Povo de São Carlos está sendo altamente difundido no município. O Diretor do Departamento de Apoio a Economia Solidária, Reynaldo Sorbille explica que além das tradicionais divulgações feitas nos principais corredores comerciais das áreas centrais e dos bairros, são feitas reuniões com segmentos específicos, em associações, cooperativas, cursos de formação profissional em atividades empreendedoras e em locais de grande concentração de pessoas que se enquadram no perfil, a exemplo de igrejas. Também há uma grande divulgação através dos meios de comunicação da cidade.

Além destas iniciativas, o Diretor destaca a importância do trabalho de divulgação junto aos fornecedores dos clientes do Banco do Povo, com realização de várias reuniões no Centro Público de Economia Solidária durante o ano de 2009.

“Apesar destes fornecedores não se enquadrarem no perfil do cliente do Banco do Povo, eles podem e devem orientar os nossos potenciais clientes, compradores de seus serviços e produtos, quanto à possibilidade de utilização do crédito oferecido pelo Banco do Povo, garantindo o recebimento à vista deste fornecedor e um financiamento com taxas baixas e prazos dilatados aos seus clientes”, finalizou Sorbille.

Como resultado deste trabalho, a média mensal de créditos realizados tem aumentado. No mês de junho foram firmados 14 contratos, em julho, o número passou para 18 financiamentos, em agosto e setembro se manteve na casa dos 15 empréstimos e o mês de outubro ultrapassou todas as expectativas alcançando a inédita e considerável marca de 37 contratos assinados, contabilizando um total de 1.131 contratos assinados e mais de R$ 3,3 milhões emprestados.

De acordo com o chefe da Divisão do Banco do Povo, Hilário Apolinário de Oliveira, “a expectativa de desempenho no mês de novembro é a realização de mais de 25 créditos, superando ainda neste mês as metas estabelecidas no Plano Plurianual Anual - PPA”, concluiu.

Com esses valores injetados na economia local. Desde a criação do Banco do Povo de São Carlos, foram criados mais de 600 novos postos de trabalho no município. O crescimento no número de créditos mostra a tendência do Banco para os próximos meses, apontando um crescimento em torno de 20% em 2009 em relação ao exercício de 2008, superando todas as expectativas negativas do mercado financeiro.

Mudança
O bom desempenho do programa resultou em mudanças positivas ao mesmo que a cada vez torna-se mais acessível. Uma das principais novidades é a alteração na taxa de juros, a primeira desde sua fundação há 10 anos. A taxa que era de 1 % ao mês, caiu para 0,70%.

Além disso, alguns trâmites burocráticos também foram reformulados a fim de facilitar ainda mais a entrada na documentação. A outra grande novidade é em relação à apresentação do avalista, que agora se torna obrigatória somente para o primeiro crédito.

A Prefeitura Municipal de São Carlos já estuda a implantação de um Fundo de Aval Municipal, no qual a mesma assumiria o papel de aval dos clientes, dispensando os mesmos da apresentação de um avalista.

Inadimplência
A inadimplência na Unidade do Banco do Povo de São Carlos é uma das mais baixas do estado de São Paulo. Desde a criação do programa em 2002, dos 1160 créditos liberados, somente nove clientes tornaram-se inadimplentes, ou seja, submetidos à execução judicial. O baixo índice se deve a seriedade da Administração Pública Municipal na gestão da Unidade do Banco de Povo de São Carlos e do trabalho desenvolvido pelos seus agentes de crédito e comitê de crédito, no levantamento e análise das informações dos micro e pequenos empreendimentos que solicitam empréstimo ao Banco do Povo.

(25/11/09)
 
 

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