ALUNOS DA UATI PARTICIPAM DO “TALENTOS DA MATURIDADE” PDF Imprimir E-mail


A Universidade Aberta da Terceira Idade da Prefeitura (UATI), coordenada pela Fundação Educacional São Carlos, apresentou ontem (30), no campus 1, na Vila Nery, as obras dos alunos que foram inscritas nas categorias Literatura, Artes Plásticas e Projetos Exemplares do concurso realizado, em âmbito nacional, pelo Banco Real denominado “Talentos da Maturidade”.

O projeto, criado em 1999, visa promover o debate sobre a condição do idoso no país e sua integração na sociedade, além de incentivar a produção acadêmica sobre o envelhecimento e estimular a produção artística. O concurso é dividido em várias categorias, entre elas Literatura, Música Vocal, Artes Plásticas e Projetos Exemplares, que é voltado a pessoas jurídicas. Sua proposta é reconhecer e apoiar iniciativas inovadoras que promovam o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos.

Segundo a coordenadora de Ensino da UATI, Maria Cecília Purquerio, foram 22 trabalhos inscritos. “Nossos alunos inscreveram 18 trabalhos na categoria Literatura, 3 na categoria Artes Plásticas e 1 em Projetos Exemplares”.

“Como no ano passado um aluno nosso que frequenta a UATI na Vila Prado foi o vencedor na modalidade Contador de Histórias, esse ano os demais alunos resolveram participar, por isso o número de obras inscritas foi grande”, disse a diretora presidente da FESC, Elisete Pedrazzani.

O julgamento dos trabalhos será realizado até o final de novembro por um júri especializado e a solenidade de premiação em dezembro.

Vencedor
Antônio de Almeida Silva Filho, 75 anos, cirurgião-dentista aposentado, aluno da UATI no Campus 2 da FESC, na Vila Prado, foi o vencedor do concurso em 2008 na modalidade “Contador de Histórias”.

“Eu não sabia que era contador de história. Quando no exercício da minha profissão, durante mais de 40 anos sempre ministrei palestras, mas não sabia que isso se tornaria uma especialidade cultural. Também nunca pensei em participar do concurso, mas durante as aulas aqui na UATI, fui incentivado a participar”, explicou Almeida. No ano passado ele recebeu R$ 7 mil de prêmio e uma viagem para o Recife, onde foi realizada a solenidade.

(30/09/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos