PREFEITURA ENTREGA CERTIFICADOS PARA 43 TERAPEUTAS COMUNITÁRIOS PDF Imprimir E-mail
Dentro do programa “Acontecendo na Rede”, a Prefeitura de São Carlos acaba de promover a entrega de certificados para 43 formandos da primeira turma do “Curso de Capacitação em Terapia Comunitária” que reuniu representantes das áreas de Saúde, Educação, Cidadania e Assistência Social, realizada pela Prefeitura em unidades de saúde e outras instituições em parceria com a Universidade Federal de São Carlos e Universidade do Ceará.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a capacitação mais concentrada foi realizada no período de 12 meses, numa primeira fase, mas a formação é continuada com sessões mensais sob coordenação do Grupo Técnico de Atenção à Saúde Terapia Comunitária. Os formandos desenvolvem ações de Terapia Comunitária através das rodas de discussões que ocorrem em diferentes unidades de saúde.

Participaram da solenidade os secretários municipais Arthur Pereira (Saúde), Rose Mendes (Cidadania), Lourdes Moraes (Educação) Mirna Seleguin, chefe do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da UFSCar, Helena Sampaio, coordenadora do curso de capacitação em Terapia Comunitária, Maria Tereza Claro, diretora do DGCA, Denise Gualtieri, coordenadora do GTASTC, e Cristiano Neto, coordenador do projeto Acontecendo na Rede,

Para o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, trata-se de um projeto importante que conta com recursos do Ministério da Saúde e incorporou uma nova tecnologia de saúde para cuidar coletivamente do sofrimento e das situações de doença. “Um bom exemplo de olhar humanizado da saúde é uma escuta qualificada, com troca de experiências dos cidadãos que participam das rodas de terapia comunitária e socializam maneiras de construir o bem viver coletivo”, ressalta Pereira.

A secretária Rode Mendes cumprimentou os formandos e destacou a melhoria da auto-estima dos praticantes de terapia comunitária. “Vejo que o curso fez bem a todos porque estão bonitos e com a auto-estima elevada e isso trará benefícios importantes”.

Já a secretária Lourdes Moraes cumprimentou os realizadores da capacitação e interação com a comunidade. “Nós precisamos de uma escola integrada e de uma educação com muita saúde, uma saúde com muita educação e uma educação e saúde com muita cidadania”.

Histórico
O curso de capacitação em Terapia Comunitária teve início em setembro de 2007 e reuniu 44 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, 14 da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, e 2 da Educação. Foram realizadas aproximadamente 2.800 rodas de Terapia Comunitária em locais como unidades de saúde, escolas, centros comunitários, igreja e creches com um número de 23 mil participantes.

Entre os temas externados pelos participantes destacaram-se os conflitos familiares, emocionais, desemprego, problemas financeiros, transtorno mental, doenças graves na família, dependência química, além de outros problemas.


(28/09/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos