FUTURO DO TURISMO PDF Imprimir E-mail
conferencia-de-turismo-047-site conferencia-de-turismo-023-site

SÃO CARLOS APRESENTA PRÓXIMAS AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

O Sesc sediou na última quarta-feira, a 2ª Conferência Municipal de Turismo. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o projeto da Cidade da Energia, apresentado pelo prefeito Oswaldo Barba, e as próximas ações que o município deve desenvolver para o fortalecimento do turismo local e regional.

O evento foi dividido em três apresentações, o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo, mostrou algumas ações que já estão sendo desenvolvidas pela cidade, como o Boulevard São Carlos, a implantação do trem turístico, sinalização turística e a recuperação das cachoeiras do Monjolinho, em função da instalação da Estação de Tratamento de Esgoto, que deve tornar aquela região um importante ponto de difusão turístico-regional.

Essas ações integram o Plano Municipal de Turismo, que ainda prevê um plano de ação integrada entre os poderes públicos, comunidade e iniciativa privada, estudo de competitividade do turismo, já garantido pelo ministério. “Também pretendemos ampliar a sensibilização da comunidade sobre a importância do turismo como fator de desenvolvimento econômico de São Carlos”, informa Emiliano. A capacitação para o turismo envolvendo os setores envolvidos também está previsto no Plano Municipal.

O prefeito Oswaldo Barba apresentou o projeto Cidade da Energia, que estima investimentos em torno de R$ 87 milhões. “A Cidade da Energia vai reforçar o turismo de negócios em São Carlos e na região, portanto precisamos discutir desde já as ações e os investimentos necessários das iniciativas pública e privada para consolidarmos essa condição”, explicou.

A professora do Senac, unidade de Águas de São Pedro, Cristina Prado Rodrigues, falou sobre o desenvolvimento do turismo local. Segundo ela, para o turismo em uma cidade ser bem sucedido é necessário ter visão de futuro. “Também é necessário fazer um diagnóstico da situação presente e elaborar um plano de ação, algo que em São Carlos notamos que isso tem sido feito”, observou.

“É importante que a cidade envolva a comunidade no processo de planejamento do turismo local. Se uma cidade consegue uma identidade própria com uma comunidade receptiva, sem dúvida atrai turistas”, encerrou.

(24/09/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos