BARBA PARTICIPA DO LANÇAMENTO ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO PDF Imprimir E-mail
barba-brasilia-02-site

BARBA PARTICIPA DE EVENTO QUE DISCUTIU A PRODUÇÃO DO ETANOL NO BRASIL

O prefeito Oswaldo Barba foi convidado pelo Palácio do Planalto para participar, na manhã desta quinta-feira (7), em Brasília da solenidade de lançamento de políticas públicas associadas ao zoneamento agroecológico de cana para a produção de etanol e açúcar. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O convite ao prefeito Oswaldo Barba foi feito pela participação de São Carlos no tema, principalmente agora com a instalação da Cidade da Energia, cujo objetivo central é pesquisar, divulgar e promover a energia a renovável. Barba, que representou os prefeitos brasileiros no evento, também foi presidente da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro, que engloba dez universidades responsáveis pelo melhoramento genético da cana-de-açúcar.

O Zoneamento Agroecológico é uma iniciativa inédita, o Brasil vai orientar a expansão do cultivo da cana para a produção de etanol e açúcar por meio de projeto de lei que será encaminhado ao Congresso Nacional.

A proposta do governo federal proíbe a construção de novas usinas e a expansão da produção da cana-de-açúcar em qualquer área de vegetação nativa, Amazônia, Pantanal e Bacia do Alto Paraguai, que somadas às Unidades de Conservação e às terras indígenas, representam 81,5% do território nacional. Essas áreas proibitivas somadas àquelas não indicadas ao plantio da cana-de-açúcar alcançam 92,5% do território brasileiro.

As novas regras de expansão da agroindústria canavieira serão estabelecidas pelo Zoneamento Agroecológico Nacional da Cana-de-Açúcar (ZAE Cana), um trabalho pioneiro que orientará a formulação de políticas públicas para o setor sucroenergético. O projeto de lei é fundamentado em diretrizes que visam à proteção do meio ambiente, conservação da biodiversidade e utilização racional dos recursos naturais.

O ZAE Cana tornará a produção de etanol ainda mais eficiente, melhorando o benefício ambiental da utilização do biocombustível produzido a partir da cana-de-açúcar. “Foi um evento importante porque demonstrou a preocupação do governo Lula com relação à produção do etanol atrelada à preservação do meio ambiente. E essa discussão surge em um momento importante em que São Carlos discute a construção da Cidade da Energia, que terá destaque nacional e internacional na produção de energia limpa”, lembrou.

(17/09/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos