SÃO CARLOS PARTICIPA DA XIV CÚPULA DA REDE MERCOCIDADES PDF Imprimir E-mail
São Carlos participou da XIV Cúpula da Rede Mercocidades em Rosário, na Argentina, do dia 24 a 27 de agosto. O tema do evento foi “As cidades que constroem o Mercosul”.

Com o objetivo de promover a integração entre municípios dentro do Mercosul, o evento contou com a participação de 200 cidades, dentre elas São Carlos, que foi representada pelo Assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura, Alexandre Fuccille.

Durante a Cúpula São Carlos foi escolhida para assumir a subcoordenação da Unidade Temática (UT) de Ciência e Tecnologia, cuja coordenação será da cidade do Rio de Janeiro. São Carlos participa também da Unidade Temática de Gênero, de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico local.

Segundo Fuccille, na próxima Cúpula que será em Belo Horizonte no próximo ano, São Carlos deve assumir a coordenadoria da UT de Ciência e Tecnologia por ter um grande prestígio dentro da Mercocidades, graças à experiência na área tecnológica.

Na Argentina, a XIV Cúpula realizou uma programação voltada às mesas de debate com os prefeitos das cidades membro, que discutiram os avanços e desafios da Rede para os próximos anos, além de reuniões estatuárias, do Conselho Executivo e da Assembleia.

São Carlos participa da Rede de Mercocidades desde 2001, com o início do mandato do ex-prefeito Newton Lima, que conquistou para a cidade o terceiro lugar no prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia. A concessão do prêmio se deu pelo desenvolvimento e parceria em pesquisas aplicadas, efetivamente, na solução de problemas relevantes das cidades. O prêmio contou com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Estamos trabalhando para o prêmio do próximo ano, já que a 5ª Mostra de Ciência e Tecnologia deverá ser realizada em São Carlos”, concluiu Fuccille.

Mercocidades
Mercocidade é a principal rede de cooperação do Mercosul e um referencial destacado nos processos de integração dos países do bloco. Foi fundada em 1995 por iniciativa dos principais prefeitos da região, com o objetivo de desenvolver o intercâmbio e a cooperação horizontal entre as municipalidades da região. Atualmente conta com mais de 200 cidades associadas da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia e Peru, onde vivem mais de 80 milhões de pessoas.

(02/09/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos