PREFEITO REITERA AO ESTADO INTERESSE PELA INSTALAÇÃO DO AME PDF Imprimir E-mail
Representantes do Estado de São Paulo solicitaram uma audiência com o prefeito Oswaldo Barba para tratar da implantação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em São Carlos, um compromisso do governo do Estado e que a Prefeitura já manifestou, por diversas vezes, o interesse em colaborar para a viabilização.

Participaram do encontro a diretora do DRS III de Araraquara, Maria Teresa Luz Eid da Silva, a coordenadora de implantação dos AMEs no Estado de São Paulo, Aparecida Teruko Yamada e o deputado federal Lobbe Neto, além de secretários da Prefeitura e assessores do Estado. “Reafirmei aos representantes do Estado o interesse do município em receber o AME”, ressaltou o prefeito Oswaldo Barba.

No dia 20 de janeiro o prefeito manifestou ao Estado, por meio de ofício entregue ao coordenador de assuntos relacionados aos municípios da Casa Civil, Rubens Cury, o interesse do município em auxiliar na implantação do AME.

O Estado solicitou da Prefeitura um prédio para a instalação da unidade. O prefeito informou, por diversas vezes, que a Prefeitura não dispõe de prédios com a dimensão necessária para abrigar o Ambulatório. No entanto, o prefeito ofereceu um terreno para o Estado construir o AME. O Estado alegou que necessita do prédio pronto.

Diante do impasse, o prefeito sugeriu a instalação do AME na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, localizada próxima à Santa Casa. Em contrapartida a Prefeitura ofereceu um terreno para o Estado construir um edifício para abrigar a escola.

A Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha tem capacidade para 3 mil alunos e atualmente funciona com cerca de 500 alunos. Cerca de 40%  dos atuais alunos podem ser abrigados em outras unidades escolares do Estado. Já a maior parte dos estudantes do Sebastião, 60%, são alunos do Santa Felícia e seriam abrigados na nova unidade a ser construída. “Além disso, o prédio do Sebastião de Oliveira Rocha é estratégico para uma unidade de saúde, pois está próximo da Santa Casa”, observou.

“Nosso interesse na instalação do AME se justifica também em atender, além de São Carlos, as cidades da microrregião como Porto Ferreira, Descalvado, Dourado, Ribeirão Bonito e Ibaté, com uma população superior a 400 mil habitantes”, salientou o prefeito.

Compromisso
O compromisso de São Carlos com a instalação do AME também foi manifestado pelo prefeito Oswaldo Barba em pelo menos outras três ocasiões, com os secretários estaduais Paulo Renato (Educação) e Aloízio Nunes (Casa Civil) e com o próprio governador José Serra quando o prefeito o encontrou em Américo Brasiliense para a inauguração da Fábrica de Medicamentos da Furp.

(19/08/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos