SÃO CARLOS PROMOVE CURSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PDF Imprimir E-mail
Entre os dias 10 e 14 de agosto, no anfiteatro Jorge Caron do campus I da USP, a Prefeitura de São Carlos e o Ministério da Educação promovem a 4ª edição do Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.

Participarão das atividades professores e gestores de São Carlos e outros 33 municípios (Aguaí, Analândia, Araraquara, Bariri, Boa Esperança do Sul, Brotas, Charqueadas, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Descalvado, Dourado, Guatapará, Ibaté, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Jaú, Leme, Luís Antônio, Matão, Mineiros do Tietê, Motuca, Pinhalzinho, Piracaia, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Gertrudes, São João da Boa Vista e São Pedro).

Desde 2005, São Carlos foi escolhida pelo MEC para realizar a capacitação de profissionais da educação dentro da Política Nacional de Educação. Um dos motivos da escolha da cidade é o trabalho desenvolvido na rede municipal de educação, que possui aproximadamente 300 estudantes com necessidades especiais.

A rede possui 17 salas de recursos multifuncionais para o atendimento de alunos com necessidade especial de aprendizagem, 33 professores de educação especial atuando nestas salas, além de oferecer projetos em parceria com o Sesi e Sesc para atividades físicas adaptadas, com a UFSCar para o atendimento de estudantes com deficiência física na EMEB Dalila Galli, ensino de braille, sorobã – equipamento que facilita aprendizagem de cálculos –, orientação e mobilidade no Espaço Braile. Há também 16 ônibus adaptados para atender estudantes e pessoas da cidade com problemas de locomoção.

A cidade possui ainda um programa de pós-graduação e curso de graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos.

“A capacitação de professores e gestores é importante, pois muitas cidades têm dificuldades em implementar uma política de educação inclusiva”, afirma a secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes.

Nas palestras dos cursos serão abordados temas como o autismo, deficiência física, pessoa com surdez, doença mental infantil, deficiência mental, fatores de risco e proteção dos envolvidos na prevenção de maus-tratos contra crianças e adolescentes, atendimento educacional especializado.

(07/08/09)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos