ASSENTADOS DO SANTA HELENA RECEBEM ENERGIA ELÉTRICA PDF Imprimir E-mail


O prefeito Oswaldo Barba e a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti fizeram, nesta sexta-feira (31), a entrega oficial do sistema de iluminação elétrica aos moradores do  Assentamento Santa Helena.

Também estiveram participando o presidente da Câmara Municipal, Lineu Navarro, os vereadores Dê Alvim, Ronaldo Lopes, o técnico de Assentamento Agrícola do INCRA, Adilson Agnelli, e a ex-vereadora Silvana Donatti, autora da emenda parlamentar no valor de R$ 15 mil destinada à implantação do sistema elétrico no assentamento.

O projeto técnico foi elaborado pela SMAA que adquiriu postes de energia completos, componentes elétricos e também hidrômetros, para futura instalação da rede de distribuição de água. No total 13 famílias já assentadas no local pelo INCRA foram beneficiadas.

Segundo Regina Bortolotti os assentados do Santa Helena também estão participando de cursos oferecidos pela Prefeitura e a intenção é que se tornem agricultores familiares. “A nossa intenção é que essas famílias futuramente forneçam hortifrutigranjeiros para o nosso Banco de Alimentos através do programa Compra Direta Local”.

A secretária explicou também que hoje 37 pequenos produtores já fazem parte do programa de Compra Direta Local, ou seja, aqueles que possuem a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). “Em média a Prefeitura adquire cerca de 80 toneladas mês da agricultura familiar, um investimento mensal de mais de R$ 55 mil”, explicou.

Silvana Donatti disse ficar feliz com a chegada da energia elétrica aos assentados. “Acompanho há seis anos essas famílias e participei da regularização dessa terra, portanto hoje é a realização de um sonho”.

Para Dê Alvim a chegada da energia elétrica representa qualidade de vida para essas famílias. “Antes essas pessoas moravam em barracas, hoje já possuem suas casas em alvenaria, agora receberam a energia elétrica, todas ações de governo no sentido de melhorar a vida dessas pessoas”.

O prefeito Barba parabenizou todos pela conquista e ressaltou a importância do presidente Lula nessa luta. “Foi o presidente Lula que sancionou a Lei da Agricultura Familiar, uma reivindicação de mais de 10 anos dos movimentos rurais. Por isso os nossos esforços vão ser no sentido de tornar vocês agricultores familiares que agora, são reconhecidos, legal e profissionalmente. Muita gente não sabe, mas a agricultura familiar no Brasil é responsável por mais de 40% do valor bruto da produção agropecuária”.

O Prefeito lembrou, ainda, que no caso dos assentados do Santa Helena eles já vão produzir sabendo que a produção será todo vendida. “Vocês vão produzir para a Prefeitura e os produtos vão servir para abastecer o Restaurante Popular, outro programa social do Governo Federal. Não estamos fazendo nenhum favor para vocês, estamos sim, dando oportunidades”, ressaltou.

(31/07/09)



 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos