SECRETÁRIO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PDF Imprimir E-mail
O secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, participou na noite desta quarta-feira (29), na Câmara Municipal, de uma audiência pública para tratar da situação da Gripe-A (H1N1) em São Carlos.

Acompanhado da chefe da Vigilância Epidemiológica, Edel Zóia, e do secretário de Governo, Marcos Martinelli, Arthur explicou o quadro atual da gripe e as ações que o município vem desenvolvendo para o acompanhamento da doença.

Entre essas ações está a criação do Comitê Municipal Contra a Gripe, coordenado pelo próprio secretário Arthur Pereira, e que estão envolvidas as Secretarias Municipais de Planejamento e Gestão, Governo, Educação e Comunicação.

“O Comitê vai emitir boletins diários sobre a situação da gripe no município, podendo ser emitidos tantos boletins quanto necessário durante o dia, buscando sempre informar os órgãos de imprensa e a população em geral”, explicou Pereira.

Na reunião que aconteceu na quarta-feira o Comitê definiu a realização de uma campanha que vai esclarecer e informar a população por meio de cartazes, folhetos, comerciais de rádio e jornais. O material gráfico deve começar a ser distribuído nesta sexta-feira.

Questionado por vereadores, Arthur Pereira esclareceu que as aulas na rede municipal de ensino não serão interrompidas. “Neste momento a nossa avaliação é de que não há a necessidade da interrupção das aulas. Se o quadro se modificar nos próximos dias nós não teremos nenhuma dúvida, tomaremos essa decisão”, enfatizou, orientando os pais para que não enviem seus filhos para a escola caso apresentem sintomas de gripe (febre alta, dor de garganta e falta de ar).

De acordo com o secretário São Carlos teve 5 casos suspeitos, tendo uma morte confirmada. Ele ressaltou a importância dos hábitos de higiene que todas as pessoas devem ter no dia-a-dia, principalmente o de lavar as mãos constantemente, além de evitar ficar em lugares fechados e de grande aglomeração de pessoas.

Reunião em Américo

O secretário Arthur Pereira e o vereador Normando Lima, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, já haviam participado na terça-feira (28) de uma reunião no Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB), coordenada pela Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (DRS III) e Comissão de Controle de Infectologia do HEAB, que reuniu representantes de 24 cidades da região para discutir as novas normas técnicas determinadas pelo Ministério da Saúde e Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE), além dos planos de atendimento e referenciamento para a gripe Influenza A.


(30/07/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos