POPULAÇÃO APROVA NOVA TÉCNICA NO TAPA-BURACO PDF Imprimir E-mail
Os serviços da Operação Tapa-buracos da Prefeitura de São Carlos agora são realizados com uma nova técnica, que garante melhor recuperação da pavimentação, aumentando a vida útil do reparo. Os moradores das ruas atendidas pelos serviços notaram a diferença e elogiaram o trabalho.  

A operação, executada desde fevereiro, foi intensificada a partir de maio com a contratação de uma nova empresa. A nova técnica, chamada de recuperação asfáltica, consiste no recorte e retirada do pavimento comprometido e na reconstrução total da estrutura da via, aumentando a vida útil do reparo.

“Orientamos a empresa a cortar o asfalto e enquadrar o buraco em uma figura geométrica regular, recompor com brita grudada, colocar a tintura e a capa e fazer o rolamento”, explica o secretário de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli.

Carmem Piedade Redondo, moradora da avenida Maranhão, no Jardim Pacaembu, elogiou o serviço de tapa-buracos. “A avenida tinha buracos enormes, mas agora com esse serviço está muito bom. Fizeram um grande trecho, tapando todos os buracos. Agora não corremos mais riscos de levar uma pedrada com o trânsito dos carros”, observou.

O comerciante Belarmino Moraes ressalta que os reparos aumentaram a segurança da via: “Os carros desciam correndo, caiam nos buracos, voava pedra nas crianças e em quem estivesse parado na calçada. Agora melhorou muito. Tenho certeza que por um bom tempo estamos seguros”.

Para Jurandir Gomes de Farias, morador do Santa Felícia, a Operação Tapa-buracos melhorou o acesso ao bairro. “Eu achei ótimo esse serviço. É uma prova de que a Prefeitura está solucionando os problemas. A meu ver está muito melhor. As pessoas que transitam pelas ruas do bairro, seja de carro ou a pé, podem sofrer acidentes com os buracos”.

Obstáculo superado
No início do ano, a empresa contratada pela Prefeitura em novembro de 2008 deixou de pagar os salários dos trabalhadores. O governo municipal rompeu o contrato e abriu nova licitação. Entre janeiro e maio, os serviços foram realizados apenas com as equipes da Prefeitura. “Isso não era o ideal para uma cidade do porte de São Carlos”, explica Sigoli.

O secretário explica que entre janeiro e abril, as equipes da Prefeitura recuperaram 4 mil metros quadrados (m²) de asfalto por mês, ou 12 mil m² em 4 meses. A partir de maio, com a nova empresa já contratada, a recuperação de asfalto saltou para mais de 10 mil m² por mês. No total até agora, 32 mil m² de buracos – mais de 200 ruas - foram fechados, quase três vezes mais do que os quatro primeiros meses do ano.

“Com o atraso no início do ano, muitas pessoas reclamaram dos buracos, e com razão. Mas em breve conseguiremos atender essas demandas e, o melhor, com um trabalho de ótima qualidade”, ressalta Sigoli.

(17/07/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos