PROJOVEM NO TEATRO PDF Imprimir E-mail
ALUNOS DO PROJOVEM VÃO AO TEATRO HOMENAGEAR EUCLIDES DA CUNHA

Os alunos do ProJovem Adolescente, um programa do governo federal coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que vem sendo executado em São Carlos pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, tiveram a oportunidade de participar das comemorações do centenário da morte de Euclides da Cunha.

Os grupos de Santa Eudóxia, dos bairros Santa Felícia, Pacaembu, Cidade Aracy e Antenor Garcia assistiram na última terça-feira (14) e na quarta (15) a peça de teatro “Verás que um filho teu não foge à luta” encenada pelo grupo Poronga no Teatro Municipal de São Carlos “Dr. Alderico Vieira Perdigão”.

Com objetivo de trabalhar temas como cultura, meio ambiente, direitos humanos, trabalho, saúde, esporte e lazer, entre outros, o ProJovem Adolescente é voltado para o público com idade entre 15 e 17 anos, cujas famílias sejam beneficiadas pelo programa Bolsa Família.

Ao se inscrever no programa, os adolescentes têm oportunidade de participar de mais de 12 horas de atividades socioeducativas por semana, sendo que essas atividades são coordenadas por um orientador social e têm como eixos estruturantes a convivência social, o mundo do trabalho e a participação cidadã.

“A ida dos alunos ao Teatro Municipal é muito importante e está totalmente integrada à metodologia do programa. Pois incentivar os jovens a conhecerem o que a cidade oferece e participar das atividades é um dos objetivos a serem alcançados”, diz Lígia Gomes, coordenadora do ProJovem Adolescente em São Carlos.

Um grupo da Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha, na Vila Prado, também assistiu à peça. Eles desenvolvem um trabalho de confecção de mangás, história em quadrinhos em estilo japonês.

Na última semana desse mês será a vez dos alunos das Escolas do Futuro de do Centro da Juventude do Jardim Monte Carlo receber filmes relacionados à temática de Euclides da Cunha. No dia 27, a sessão será na Escola do Futuro da EMEB Arthur Natalino Deriggi. No dia 28 no Centro Municipal da Juventude Elaine Viviani e no dia 29 na Escola do Futuro da EMEB Angelina Dagnone de Melo. As sessões também são abertas à comunidade.

Ano Nacional de Euclides da Cunha
O ano de 2009 foi instituído no Brasil como o “Ano Nacional de Euclides da Cunha” como forma de lembrar o centenário de sua morte e afirmar sua importância na literatura brasileira. Em São Carlos, as comemorações do Centenário da morte de Euclides da Cunha estão sendo organizadas pela Fundação Pró-Memória para fortalecer o vínculo com o universo euclidiano, incentivando a leitura e a produção literária no município, que decretou o Ano Municipal Euclides da Cunha, pela Lei nº 14.906/09, de autoria do vereador Ronaldo Lopes.

(15/07/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos