PREFEITURA OFERECE CAPACITAÇÃO PARA PRODUTORES DA AGRICULTURA FAMILIAR PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), realizou nos últimos dois finais de semana (27/05 e 04/06), o curso de “Processamento e Agregação de Valor aos Produtos Agrícolas” com os agricultores familiares e assentados de São Carlos e região, o qual encontra-se incluso na programação de cursos prevista em convênio junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O curso foi ministrado pela nutricionista e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Marta Regina Verruma, especialista na área de processamento de alimentos, e teve como objetivo capacitar as famílias de agricultores a fazerem produtos processados como geléias, picles, compotas e conservas em geral. A padronização e o acondicionamento dos produtos comercializados “in natura” em bandejas, visando a agregação de valor aos produtos hortícolas e, por conseguinte, o acréscimo da renda do pequeno agricultor familiar também fizeram parte dos ensinamentos.

“Tais atividades estimulam o envolvimento de toda a família, especificamente as mulheres, em ações simples, mas específicas, que revertam em aumento da renda familiar, permitindo uma agregação de valor ao produto hortícola superior a 50%”, comentou a diretora do Departamento de Agricultura da SMAA, Helga Darezzo.

Participaram 30 agricultores familiares que fizeram as aulas de forma prática na cozinha experimental (piloto) do Programa Restaurantes Popular, construída pela Prefeitura na Central de Abastecimento Popular, no Pavilhão São Carlos Exposhow.

“É de fundamental importância que os agricultores ofereçam ao consumidor, um produto diferenciado, atrativo e com muita qualidade, pois deste fator dependerá o aumento efetivo da renda dessas famílias”, ressaltou a secretária Municipal de Agricultura, Regina Bortolotti.

Já está agendado para o mês de agosto um curso sobre Certificação de Produtos Agroecológicos, visando orientar os agricultores para a legislação referente a comercialização deste tipo de produtos, e como atender as exigências para aquisição de um selo orgânico ou agroecológico.

Mais informações sobre a programação destas atividades podem ser  obtidas através dos telefones 3368-7051 e 3368-3614.

(08/07/09)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos