BRASIL-ITÁLIA REÚNE SEIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO PDF Imprimir E-mail
A parceria entre Brasil e Itália, coordenada no país pelo Governo Federal, irá abranger seis municípios da região: São Carlos, Araraquara, Rio Claro, Descalvado, Itirapina e Ribeirão Bonito. Nesta sexta-feira (3), os prefeitos Oswaldo Barba, Marcelo Barbieri, Du Altimari e Luís Antonio Panone se reuniram em Araraquara para tratar do tema.

Além dos prefeitos, também participaram os técnicos indicados para acompanhar o processo, os representantes do Governo Federal, do Gabinete da Presidência da República e dos ministérios da Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Caixa Econômica Federal.

O projeto reúne também as universidades da região - entre elas USP, UFSCar e Unesp. Envolve o desenvolvimento tecnológico, das micro e pequenas empresas e agricultura familiar. Estão estimados investimentos de 500 mil euros disponíveis pela Itália para projetos.

As cidades e os grupos envolvidos, agora, traçam uma agenda para definir quais são os projetos de maior interesse. Um grupo de italianos deve visitar a região neste mês e uma comitiva brasileira deve ir ao país entre setembro e outubro para expor os resultados dos estudos.

De acordo com o prefeito Oswaldo Barba, o projeto de parceria entre Brasil e Itália vem sendo desenvolvido desde 2004 com a participação efetiva das universidades da cidade e da região. “Já existem estudos feitos e agora precisamos agilizar o andamento do projeto, esse é um pedido do presidente Lula, que está ansioso pelos resultados”, explicou o prefeito.

Entre os subprojetos está a implantação de um Observatório para desenvolvimento da pequeno e micro empresa. A alimentação do Observatório com dados caberá ao meio empresarial, disponibilizando informações pertinentes às suas atividades econômicas. “É um projeto que visa englobar toda a sociedade”, ressaltou Barba.

Na última reunião do grupo, ocorrida em São Carlos no início de junho, César Alvarez, chefe de Gabinete da Presidência da República e coordenador Geral do Projeto enfatizou: “A região é de destaque e todos conhecem as suas potencialidades. Nesse momento, as instituições precisam ter maturidade para a construção de um projeto consistente, que culmine no envio dos recursos”, ressaltou.

(04/07/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos