REPÓRTER ECO MOSTRA PROJETO ESPECIAL DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail


O programa Repórter Eco da TV Cultura de São Paulo apresenta neste domingo, dia 14, às 17h30, reportagem especial de projeto que envolve trabalho de presidiários em São Carlos. São 14 detentos que trabalham numa fábrica que transforma resíduos de materiais de construção em artefatos de cimento. A fábrica, implantada pela Prefeitura, produz blocos, mourões, guias e bloquetes. Esses produtos são utilizados pela própria administração municipal em obras públicas e também são vendidos a empresas da cidade.

Na reportagem, será mostrado que os detentos recebem um salário mínimo mensal, com remissão de pena de um dia para cada três dias de trabalho. Os moradores também ressaltam a importância da reciclagem do entulho para a preservação do meio ambiente.

A Prefeitura de São Carlos já prepara a ampliação do projeto. O prefeito Oswaldo Barba assinou neste mês convênio com a Caixa Econômica Federal, que vai garantir mais de R$ 1 milhão para a implantação de oito ecopontos (centros de coleta) na cidade e ampliação da produção da fábrica de artefatos de cimento.

Os ecopontos deverão ser concluídos até fevereiro de 2010 pela Prohab. Hoje, o município produz 450 toneladas/dia de resíduos da construção civil; destes, 30% são reciclados; volume que deve chegar a 50% até o próximo ano.

Com a conclusão do projeto, a fábrica aumentará a produção de artefatos de cimento em 100% e o número de detentos que trabalham no local subirá de 14 para 24.  

(10/06/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos