GUARDA MUNICIPAL FECHA O CERCO E COMBATE OS FURTOS EM CEMITÉRIOS PDF Imprimir E-mail
A ampliação do efetivo da Guarda Municipal (GM) em 50% começa a trazer resultados positivos à população, principalmente no combate a furtos que ocorrem constantemente no Cemitério Nossa Senhora do Carmo. Em uma semana, membros da corporação que começaram a efetuar patrulhas naquele local e flagraram três situações em que peças em bronze eram furtadas ou escondidas em sepulturas. Duas mulheres que atuavam como lavadoras de túmulos foram presas por furto. Na última ação, que aconteceu na manhã de terça-feira, a GM Eliane encontrou vários materiais em bronze e outros metais, que estavam escondidos em um túmulo, possivelmente para serem levados por uma pessoa.

A apreensão de terça culminou no recolhimento de 18 presilhas, 17 argolas, 14 letreiros com nomes e 7 com data, 15 molduras de porta-retrato, dois crucifixos, placas e suportes para vasos. Os guardas Nivaldo e Priscila apresentaram a ocorrência no 1º Distrito Policial, que investiga a série de furtos. "Os materiais estão na sede administrativa do cemitério para o reconhecimento dos familiares", informou o comandante da Guarda, João Luiz Tozzato.

Na quarta-feira, duas irmãs, de 41 e 49 anos, que também executam limpeza em túmulos e não têm ligações com o cemitério, foram presas com três placas e duas chaves de fenda. Na casa delas foram encontradas outras 47 placas e duas imagens. Ambas foram recolhidas à cadeia de Ribeirão Bonito. Participaram da ocorrência os GMs Michel, Kátia, Belmiro, Ralf e inspetor Sebastião.

Na opinião do secretário de Governo, Marcos Martinelli, o aumento no efetivo possibilitou uma atenção maior ao cemitério, que concentra uma movimentação intensa de pessoas diariamente. “Assim que os guardas municipais foram empossados, o prefeito Oswaldo Barba determinou que houvesse uma atenção maior à movimentação de pessoas suspeitas no cemitério e que houvesse o auxílio à Polícia Militar na Ronda Escolar. Essas duas ações já estão surtindo resultados positivos”, destacou.

Sobre a Ronda Escolar, o comandante da GM, João Luiz Tozzato, recorda que no dia 13 de maio, em frente ao Caic, no Cidade Aracy, um metalúrgico de 36 anos foi preso por um Guarda Municipal durante esse trabalho, após tentar furtar uma bicicleta. "Presenciamos o furto em frente a um estabelecimento comercial e o guarda municipal Eros, com o apoio dos colegas Sartori, Roseli, Ricardo, Sandrini e da Polícia Militar, conseguiu deter o suspeito pelo bairro", informou.

Estudos
Martinelli explicou que para reforçar a segurança nos cemitérios de São Carlos algumas alternativas estão em fase de estudos. "Temos um concurso em andamento, que prevê contratar mais 80 pessoas e completar o quadro de guardas municipais previsto para 200 pessoas, conforme o que estabelece o Plano Municipal Integrado de Segurança Pública. Isso amplia as ações nos próprios públicos", comentou. "É importante ressaltar que a Guarda Municipal não tem poder de polícia, mas quer trabalhar em conjunto com as polícias Militar e Civil no combate à criminalidade", destacou Tozzato.

Participação da GM em ocorrências
No dia 19 de maio, o guarda Rogério, que estava de folga, deteve um rapaz de 26 anos, que tentava furtar a frente de um toca-cds do carro de um engenheiro, na Vila Elisabeth.

No dia 22 de abril, os GMs Fernando César e Célio ajudaram a Polícia Militar a prender um desocupado de 31 anos, de Descalvado, que roubou a carteira de um aposentado de 85 anos.

Em 17 de abril o GM Marcos Ribeiro, também de folga, deteve um jovem de 24 anos, que tentava cometer o furto no interior de um carro. Em todos esses casos, os acusados foram levados para a cadeia.

(09/06/09)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos