SÃO CARLOS LEVA AGRICULTORES FAMILIARES PARA FEIRA ORGÂNICA DE CAMPINAS PDF Imprimir E-mail
feiraorganica1 feiraorganica2


A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) realizou no último domingo (7), uma visita técnica com os agricultores familiares até a Feira Orgânica no município de Campinas, e também até uma comunidade que produz e comercializa alimentos agroecológicos na cidade de Jaguariúna.

A visita teve como objetivo proporcionar uma visão dos mercados de alimentos produzidos agroecologicamente, como nichos para os agricultores da região se inserirem e aumentarem sua renda.

Durante a visita, os agricultores puderam acompanhar o grande movimento de consumidores na feira, bem como, observar a qualidade dos produtos comercializados. Também ouviram depoimentos dos feirantes, que relataram a dificuldade de suprir a demanda por estes tipos de produtos, já que a procura é maior que a demanda, e da necessidade de um número maior de agricultores produzindo orgânicos, para atender esse mercado.

“Vários atacadistas de São Carlos e região procuram os agricultores de Campinas e de Jaguariúna para comprar produtos agroecológicos. É um mercado que pode ser explorado pelos produtores de São Carlos e região, e é por isso que a Prefeitura, através da SMAA, tem realizado esforços para capacitar os nossos agricultores no cultivo agroecológico”, ressaltou o engenheiro agrônomo Cristiano Mendes, Chefe de Regulação Fundiária Rural da SMAA.

Na chácara da comunidade Yamaguishi, nos arredores do município de Jaguariúna, os agricultores de São Carlos puderam visualizar o cultivo em larga escala de alimentos agroecológicos, além de criações de frangos e suínos em sistema orgânico. Puderam acompanhar também todo o sistema de comercialização dos produtos da comunidade, que envolve além do comércio em feiras, um sistema de entrega de cestas direto ao consumidor, a comercialização por meio da internet e também entrega para grupos atacadistas.

“A experiência da comunidade Yamaguishi demonstra para os agricultores a necessidade de organização e do trabalho coletivo pelos produtores, para aumentar as possibilidades de sucesso nesse tipo de atividade”, comentou a diretora de Agricultura da SMAA, Helga Darezzo.

Segundo a secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, diversas outras atividades de capacitação dos agricultores familiares já estão prevista. “Firmamos um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, com esta finalidade”.

Mais informações sobre a programação destas atividades podem ser obtidas através dos telefones (16) 3368-7051 ou 3368-3614, ou diretamente na sede da SMAA, no Pavilhão São Carlos Exposhow.

(09/06/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos