AGRICULTURA OFERECE CURSO SOBRE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS PARA AGRICULTORES FAMILIARES PDF Imprimir E-mail

A secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, no último sábado (30), fez a abertura do 1º módulo do curso de “Mercados e Comercialização dos Produtos Agroecológicos”, que contou com a presença de 40 agricultores de São Carlos e região. Este curso faz parte do convênio que a Secretaria firmou junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para capacitação dos agricultores familiares.

O curso foi ministrado pelo engenheiro Agrônomo Lourival de Moraes Fidelis, especialista em Agroecologia e mestrando na Unicamp pelo Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável. Lourival apresentou a produção agroecológica como um nicho de mercado em plena expansão e com técnicas muito apropriadas para o desenvolvimento na agricultura familiar. Também expôs os canais de comercialização apresentados hoje e as possibilidades para a abertura de novos mercados, bem como a rentabilidade deste tipo de produto, que tem sido um grande atrativo para uma parcela do setor agrícola familiar do país.

“Existe um grande número de consumidores que mudaram os hábitos alimentares, eles tem procurado produtos agroecologiamente produzidos para servir em suas refeições, e a agricultura familiar tem o perfil ideal pra produzir esse tipo de alimento, atingindo esse mercado” afirmou o agrônomo.

Regina Bortolotti anunciou que o 2º módulo do curso será uma visita técnica a ser realizada no próximo domingo (7). “Vamos disponibilizar um ônibus para levar os agricultores familiares até a Feira Orgânica no município de Campinas, e também até uma comunidade de pequenos agricultores que produzem e comercializam alimentos agroecológicos nos arredores de Jaguariúna”, afirmou a secretária.

“O objetivo da visita é possibilitar a troca de experiência entre os nossos produtores com agricultores que já estão inseridos nesse mercado, para que possam visualizar os potenciais e as dificuldades que se apresentarão”, afirma a diretora do Departamento de Agricultura da SMAA, Engenheira Agrônoma Helga Darezzo.

Além dos cursos e visitas técnicas, a Secretaria vem desenvolvendo diversas outras atividades de extensão com os agricultores. “Estamos organizando uma capacitação prática em técnicas de enxertia [união do tecido de duas plantas], no Departamento de Fruticultura da ESALQ no município de Piracicaba, com os professores especialistas nessa área”, comentou Cristiano Mendes, chefe de Regulação Fundiária da SMAA.

Produção de Mudas
No último mês de maio a Secretária de Agricultura também ofereceu, no Centro Tecnológico de Agricultura Familiar da Prefeitura de São Carlos, o 2º módulo do curso de produção de mudas, sementes e viveiros, também voltado para agricultores familiares de São Carlos e região. Mais de 50 agricultores participaram da capacitação com o Engenheiro Florestal João Portella, pertencente ao Grupo de Pesquisa em Agroecologia da ESALQ de Piracicaba, que abordou a inserção de novas tecnologias para a produção de mudas e sementes, visando iniciar o processo produtivo de maneira adequada e, por conseguinte, obtendo produções maiores e de melhor qualidade.

Os assuntos abordados referiram-se aos cuidados no preparo do substrato para produção de mudas de hortaliças, a qualidade e a seleção das sementes, e as técnicas de produção de mudas frutíferas, considerando-se os métodos de enxertia, seleção e extração adequada das mesmas.

(01/06/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos