PLANO INTEGRADO DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO CARLOS É DIVULGADO EM CONFERÊNCIA PDF Imprimir E-mail
Representando o prefeito Oswaldo Barba, o secretário de Governo Marcos Martinelli participou da Conferência Regional de Segurança Pública, que aconteceu em Ribeirão Preto, nos dias 26 e 27 de maio. Na oportunidade, o secretário apresentou o Plano Municipal Integrado de Segurança Pública, adotado por São Carlos a partir de 2001 e que contribuiu na redução dos índices de criminalidade.

A etapa de Ribeirão Preto foi organizada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, utilizando por base os 80 municípios que compõem o chamado CPI-3 (Comando de Policiamento do Interior) da Polícia Militar.

Durante a conferência, o coronel Pedro Batista Lamoso citou como referência São Carlos e elogiou a postura do prefeito Barba na sua fala, durante a abertura dos trabalhos, destacando os investimentos previstos – R$ 7 milhões – somente nesse ano. “O coronel fez questão de utilizar o nosso plano como um dos exemplos de boa política pública no setor”, informou Martinelli.

O secretário de Governo foi escolhido para coordenar os debates do segundo eixo de discussão temática “Financiamento e Gestão da Política Pública de Segurança”. Além de Martinelli, o comandante da Guarda Municipal, João Luiz Tozzato e o diretor de Segurança Pública e Defesa Civil, Heleno Irami participaram do evento.

Plano Integrado de Segurança Pública
Teve a sua implantação em setembro de 2001, com a proposta do poder público ser o catalisador de um processo de articulação e integração dos setores envolvidos com o enfrentamento da violência, incorporando também a participação da sociedade. O entendimento é que as manifestações de violência pedem mais que ações meramente repressivas.

Coordenado pela secretaria Governo, participaram da sua elaboração representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Polícia Militar e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

Dentre as principais ações do plano estão a criação da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito (funções exercidas anteriormente pela PM), dos Fundos Municipais de Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros, apoio material às Polícias Civil, Militar, Ambiental e Corpo de Bombeiros. O Plano de Segurança recebeu o prêmio Gestão Pública e Cidadania 2005 da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

(27/05/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos