REGIÃO DISCUTE EM SÃO CARLOS SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PDF Imprimir E-mail
São Carlos foi escolhida para sediar a Conferência Intermunicipal de Educação, que começou na quinta-feira (21) e termina neste sábado (23), reunindo 500 representantes de 26 cidades da região. Dentro do evento também está acontecendo a V Conferência Municipal de Educação, ambas estão sendo organizadas pela Secretaria Municipal de Educação.

A abertura dos trabalhos teve a presença do prefeito Oswaldo Barba, o vice-prefeito Emerson Leal, o presidente da Câmara Lineu Navarro, a secretária municipal de Educação Lourdes Moraes, a representante do MEC no Estado de São Paulo Iara Bernardi, a diretora de fortalecimento institucional e gestão educacional da Secretaria de Educação Básica do MEC, Maria Luiza Aléssio, e o vice-presidente da Undime, José Adinan Ortolan e o ex-prefeito Newton Lima.

“A realização da quinta edição da Conferência Municipal de Educação, juntamente com a Intermunicipal, demonstra o compromisso de São Carlos em debater com a comunidade as políticas públicas para a educação”, disse o prefeito.

Lourdes Moraes lembra que entre os temas da conferência estão a valorização do profissional de educação, o financiamento do setor, a gestão democrática, a garantia do acesso e permanência do aluno. “Essa conferência oferece oportunidade para que todos os professores e segmentos da sociedade façam um debate e reflexão. Também haverá eleição dos delegados para a conferência estadual, que acontece no segundo semestre”.

Emerson Leal destaca que uma das diretrizes da Constituição Federal é que “a educação deve ser de qualidade, além de ser um direito do cidadão e dever do Estado, por isso desde 2001 o município tem investindo cerca de 33% em educação”.

Já Iara Bernardi disse que há  1,4 milhão de analfabetos no Estado de São Paulo e que apenas o trabalho em conjunto de município, governo estadual e federal poderão erradicar o analfabetismo. “Por isso a importância de conferências para construir políticas públicas”.

A palestra inicial da Conferência Intermunicipal foi ministrada pelo ex-prefeito de São Carlos e ex-reitor da UFSCar, Newton Lima, que falou sobre a construção do Plano Nacional de Educação.

Conferência
Na tarde de sexta-feira (22), Barba foi o debatedor da conferência  “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias”, que teve Maria Luiza Martins Aléssio como conferencista e Géria Montanari, a coordenadora do OP de São Carlos, como mediadora.

O prefeito falou do sucateamento e a estagnação que o ensino superior sofreu até 2002, como a falta de reajuste salarial para os professores durante oito anos e a paralisação dos investimentos do governo federal. “Com o governo Lula, tivemos avanços significativos, como a expansão de vagas em universidades públicas e o maior acesso da população ao ensino superior”.


(22/05/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos