SÃO CARLOS É CAMPEÃO PAULISTA DE HANDEBOL EM CADEIRAS DE RODA PDF Imprimir E-mail


A equipe UFSCar/Prefeitura de São Carlos, patrocinada pelo Pão de Queijo Mineiro, sagrou-se campeã do 1º Campeonato Paulista de Handebol em Cadeiras de Roda, competição disputada no domingo (10), no ginásio poliesportivo da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O campeonato foi disputado por 4 equipes: UFSCar/Prefeitura de São Carlos, ADACamp “A”, ADACamp “B” e Aderes/Sorocaba. Os dois primeiros jogos foram vencidos por São Carlos com boa vantagem: 13 a 6 contra o Aderes/Sorocaba e 11 a 2 contra o ADACamp “B”.

Na final o jogo foi bem mais equilibrado. O primeiro set foi vencido pela ADACamp “A” por 4 a 2, no segundo houve empate em 5 a 5 e na prorrogação a equipe  UFSCar/Prefeitura de São Carlos venceu por 5 a 3. Além do título, São Carlos teve também o artilheiro do campeonato, Adilson Almeida, com 16 gols.

Para a professora Ana Carolina Santana de Oliveira, técnica de São Carlos, o título vem coroar um trabalho que começou há pouco tempo, já que a equipe foi montada há apenas um ano.

“Começamos treinar mesmo, pensando especificamente no Campeonato Paulista, faz dois meses. O importante foi que todos deram o melhor de si para que São Carlos conseguisse o título”, finalizou.

Fazem parte da equipe de São Carlos os atletas: Adilson Almeida, Alessandro Ferreira, Claudemir Zeferino, Daniel Rodrigues, Florisvaldo Conceição Gênesis Lobo, Marcelo Silva, Márcio Nishiyama e Thiago Moda. A técnica é Ana Carolina Santana de Oliveira, a coordenadora é a Profa. Dra. Mey de Abreu Van Munster (DEFMH/UFSCar) e os assistentes técnicos são Thais Aversan e Milton Yutaka Nishiyama.

“Ao entrarmos em quadra, na manhã do último domingo, sabia que, independentemente do resultado do jogo, estava diante de uma equipe de vencedores, devido às inúmeras dificuldades que havíamos enfrentado para chegar até ali. Só não podia imaginar que, ao entardecer, estaria diante de uma equipe vitoriosa”, festejou a coordenadora Mey de Abreu Van Munster.

A coordenadora aproveitou para convidar as pessoas para conhecerem um pouco mais a modalidade, uma vez que haverá uma demonstração de handebol adaptado nesta sexta-feira (15), às 19h, durante o Simpósio Sesc de Atividades Físicas Adaptadas.


Projeto

O trabalho de handebol para cadeirantes é desenvolvido pelo projeto de extensão intitulado “Atividades físicas, esportivas e de lazer adaptadas a pessoas com deficiências” promovido pelo Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar, em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Implantado em 2006, o projeto tem proporcionado um conjunto de atividades físicas diversificadas voltadas para o atendimento de pessoas com diferentes deficiências. Entre estas destaca-se a equipe de handebol adaptado, cujos treinos são realizados duas vezes por semana: às segundas-feiras das 18h30 às 20h30 e, aos sábados das 8h às 10h, no ginásio de esportes da UFSCar.

A vivência do handebol em cadeiras de roda, não apenas contribui para a reabilitação física dos indivíduos com sequela de lesão medular, poliomielite, e amputações, como auxilia na manutenção da capacidade funcional dos mesmos (desenvolvimento das funções músculo-esquelética e cardio-respiratória). Além disso, por se tratar de uma modalidade coletiva em plena ascensão, é também uma oportunidade de convívio e reintegração social.

(13/05/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos