PROMOTOR DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS VISITA O CENTRO DA JUVENTUDE DO MONTE CARLO E O NAI PDF Imprimir E-mail
Uma comitiva da cidade de Patos de Minas (MG), formada pelo Promotor de Justiça, Manoel Luiz Ferreira de Andrade, pela presidente da Fundação Vem-Ser, Marilda Dias Silva, pelos conselheiros da Fundação, Wilson Caixeta de Castro e Daniel Freitas Resende e pelo engenheiro da Prefeitura de Patos de Minas, Eduardo Alves de Oliveira estiveram na última semana visitando São Carlos para conhecer os programas desenvolvidos na área da infância e juventude, entre eles as medidas socioeducativas em meio aberto, Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços Comunitários (PSC), o Centro da Juventude Elaine Viviane e o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI).

A visita foi monitorada pelo secretário municipal de Infância e Juventude de São Carlos, Roberto Menezes, e pela coordenadora o programa da LA em São Carlos, Glaziela Solfa Marques.

Segundo o Promotor Manoel Luiz Ferreira de Andrade, o trabalho que São Carlos desenvolve na área da infância e juventude já é reconhecido nacionalmente e, inclusive, foi indicado pelo Ministério Público de Minas Gerais como um exemplo de sucesso a ser seguido. “Conhecendo de perto os programas percebemos que São Carlos realmente faz uma política séria nessa área, começando pela criação de uma secretaria especial e pela construção de centros da juventude. Não só a estrutura física é maravilhosa como o trabalho articulado é fantástico”.

A presidente da Fundação Vem-Ser, Marilda Dias Silva, entidade que trabalha em parceria com a Vara da Infância e Juventude de Patos de Minas e que tem por finalidade promover ações socioeducativas a menores em conflito com a lei disse que a visita vai servir de referencial para a elaboração de um novo projeto. “Buscamos conhecer novas experiências para a elaboração de um projeto que possa adequar e harmonizar todas as dimensões do trabalho, ou seja, desde a arquitetura da construção, os objetivos do programa, as necessidades dos futuros atendidos e sobretudo a proposta pedagógica”.

Para Roberto Menezes hoje, além do NAI e das medidas socioeducaticas, o Centro da Juventude do Monte Carlo também se tornou uma referência de trabalho na área da infância e juventude. “Desde o início do ano já recebemos a prefeita de Araçatuba, uma vereadora de Campos de Jordão, representantes de Rio Claro e agora de Minas Gerais, além da visita do Ministro do Esporte, Orlando Silva e dos jogadores da Seleção Brasileira de Futsal. Na próxima semana vamos receber a visita da Prefeita de Campos de Jordão, Ana Cristina Machado César”, comentou o secretário.

O Centro da Juventude do Monte Carlo “Elaine Viviane”, somente nesse primeiro semestre, já está atendendo 376 jovens que estão freqüentando um dos cursos oferecidos e 256 que participam de atividades esportivas, totalizando 632 atendimentos.

(30/04/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos