PROFESSORES PARTICIPAM DE PALESTRA DA CAMPANHA “SÃO CARLOS CONTRA O FOGO” PDF Imprimir E-mail

Durante o período de estiagem, que se estende pelos próximos quatro meses, a Prefeitura de São Carlos promove a campanha “São Carlos contra o Fogo”, que pretende conscientizar a população dos perigos da poluição ambiental provocada por queimadas em terrenos urbanos e áreas rurais.

Entre as ações integrantes da campanha está uma palestra do coordenador do Meio Ambiente, Paulo Mancini, que foi ministrada terça-feira (28), no auditório do CDCC, para professores da rede municipal e estadual de educação.

A palestra foi baseada no vídeo “4 Ecologias”, de Leonardo Boff, que, entre outros temas, discute o modelo de desenvolvimento vigente em uma determinada sociedade, que se assenta sob as ilusões dos recursos infinitos naturais, e a necessidade de um modo sustentável de viver.

Mancini lembrou que a Prefeitura está promovendo desde o dia 21 de abril até 1° de maio a 43ª Festa do Clima, com diversas atividades e ações que destacam o meio ambiente e a preservação da araucária – espécie que existia em abundância na cidade.
“São Carlos sempre foi reconhecida pelo seu clima ameno, tanto que há décadas foi criada uma festa para comemorá-lo. Mas, nos últimos anos, percebemos que a temperatura está mais elevada e o clima tem passado por transformações”, disse o coordenador.

Ele afirmou ainda que muitas áreas verdes de São Carlos foram modificadas ao longo dos anos, como a drenagem de locais alagados no bairro Lagoa Serena e na região do antigo kartódromo, além do soterramento de muitas nascentes na área urbana da cidade. “Desde 2001, estamos tendo uma inflexão no tipo de desenvolvimento do município com o meio ambiente se sobrepondo sobre a ocupação humana”.

Os professores ainda receberam um CD com uma música sobre queimada para ser desenvolvido em sala de aula com os estudantes.

(29/04/09)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos