ALUNOS DO CURSO DE GERONTOLOGIA DA UFSCAR PARTICIPAM DE OFICINA COM O GRUPO DE ORIGAMI DA UATI PDF Imprimir E-mail

Os 40 alunos do curso de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estiveram na última segunda-feira (27) no Campus 1 da Fundação Educacional São Carlos (FESC) para aprender a arte do origami  com o grupo da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI).

O Grupo de Origami da UATI iniciou suas atividades em 2005 com a colaboração de Maria Tamaki Okada e Jorge Okada, alunos da universidade e hoje professores de Origami juntamente com outros alunos do Campus 1 da FESC (Vila Nery) e do Campus 2 (Vila Prado).

Na oficina as alunas da UFSCar puderam aprender passo a passo as técnicas para dobrar com precisão o papel sem a utilização da mesa, já que o Origami é a arte milenar de origem japonesa, que tem como base a criação de formas através da dobradura de papéis sem o uso de cortes. “Nesse primeiro encontro estamos ensinando a fazer o Tsuru, também conhecida como Grou, pois sua base, a base do pássaro, serve para a criação de um sem número de outras figuras e também porque a ave está relacionada a longevidade”, explicou o professor Jorge Okada.

Okada também disse às estudantes que a arte do origami ajuda muito às pessoas da terceira idade, tanto na concentração como na coordenação motora.

Para a professora de Introdução à Gerontologia da UFSCar, Marisa Mendiondo, essa troca de experiência é muito boa. “Estamos iniciando o curso e esse é o primeiro contato direto que os meus alunos estão tendo com pessoas da terceira idade dentro da disciplina. Considero muito importante esse encontro porque elas estão vivenciando o que vai ser a profissão, ou seja, conviver, trabalhar com idosos, principalmente idosos ativos como os alunos da UATI. É um momento de aprendizado em conjunto”.

Mayara Camargo, aluna de Gerontologia, gostou da experiência de participar de uma oficina com pessoas da terceira idade. “Adorei conhecer o trabalho da UATI porque tem tudo a ver com o nosso curso. Futuramente poderemos atuar aqui nessa universidade, é um campo que o gerontólogo, com certeza, terá espaço”.

A gerontologia é a ciência que estuda o processo do envelhecimento. Cuida da personalidade e da conduta dos idosos, levando em conta todos os aspectos ambientais e culturais do envelhecer.  A UFSCar é a primeira universidade federal do Brasil a oferecer esse curso. O bacharelado irá formar um profissional capacitado a atuar na gestão da velhice saudável e na gestão da velhice fragilizada pautado em princípios éticos e científicos da atenção à saúde do idoso.

A idéia é que os alunos da Gerontologia desenvolvam suas práticas na UATI, bem como nas Unidades de Saúde da Família (USF), no Hospital-Escola Municipal “Dr. Horácio Carlos Panepucci”, na Unidade de Saúde Escola (USE), e nos centros comunitários que têm grupos de terceira idade, além dos abrigos para idosos.

(28/04/09)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos