PREFEITO APRESENTA BALANÇO DOS 100 DIAS DE GOVERNO PDF Imprimir E-mail


Nos primeiros 100 dias do governo do prefeito Oswaldo Barba, completados no último dia 10, diversas ações foram realizadas. O balanço foi apresentado na manhã desta segunda-feira (13), no Paço Municipal, em atividade que reuniu vereadores, imprensa e  autoridades municipais.

Barba fez questão de iniciar a apresentação lembrando que sua administração dá sequência a um governo muito bem avaliado pela população. “Estamos dando sequência a um governo extremamente exitoso, mas é um outro governo”, lembrou o prefeito. “Por isso, esses primeiros 100 dias foram importantes para uma adaptação na forma de trabalho e para um conhecimento melhor de cada servidor”, explicou.

O prefeito também ressaltou algumas dificuldades dos primeiros meses de um novo governo. Segundo ele, uma licitação demora pelo menos dois meses e meio para ser realizada, o que impede o início de muitas obras com a rapidez que a população deseja. “Além disso, há problemas de toda a ordem, como na operação tapa-buracos em que tínhamos uma empresa contratada, que não pagou os funcionários e tivemos que cancelar o contrato”, destacou.

No entanto, o prefeito apresentou uma série de realizações em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, educação, infância e juventude, cultura, meio ambiente e saneamento.

Em infraestrutura foram consideradas obras como a implantação do Reluz 2, cujo convênio foi assinado na semana passada e que irá implantar mais 2.311 novos pontos de luz, além de iluminar os trevos da cidade. “Também estamos construindo duas novas pontes em concreto e importantes obras no córrego do Tijuco Preto”, apontou o prefeito.

As pontes estão em construção na avenida Francisco Pereira Lopes, próximo ao restaurante Casa Branca, e na rua Marcolino Lopes Barreto, próximo à rua Antônio Rodrigues Cajado, região que está recebendo obras de drenagem para recuperar o leito do córrego. “Próximo à Rodoviária estamos com uma das maiores obras, cujo valor é de R$ 1,4 milhão e que irá resolver os problemas de erosão que existiam no local”, observou. Essa obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ainda sobre infraestrutura o prefeito destacou o recapeamento de 80 quarteirões, em várias ruas da cidade, e a operação tapa-buraco, que conseguiu consertar cerca de 5 mil buracos do início do ano até agora. Já foram executados 11,3 mil metros quadrados e estão em execução 22,6 mil metros quadrados, ao um custo de aproximadamente R$ 700 mil.



Já na Saúde o prefeito destacou o início das obras do segundo módulo do Hospital-Escola Municipal. “A expectativa é entregarmos essa obra em meados do próximo ano”, frisou o prefeito, que aproveitou para anunciar que esta semana se reunirá com o ministro José Gomes Temporão, em Brasília, encaminhando o projeto para compra dos equipamentos. “Quero adquirir os equipamentos enquanto estamos em obra, assim poderemos entregar o hospital completo para a população o mais rápido possível”, salientou.

No entanto, ainda sobre a Saúde Barba fez questão de elogiar o Mutirão Cidade Limpa, que nesta edição recolheu 204 toneladas de lixo e entulho em visita a mais de 46 mil imóveis. “Isso explica os baixos números em casos de dengue de nossa cidade”, elogiou.

Na Educação o prefeito destacou a implantação do cursinho pré-vestibular em Santa Eudóxia. “Tínhamos esse compromisso e conseguimos cumprir”, lembrou. O prefeito mostrou ainda a contratação de 200 professores efetivos, a disponibilização de 78 cursos na Fundação Educacional de São Carlos (FESC) e as licitações em andamento para reformar 3 escolas municipais e construir outras 5. “Já solicitei ao Ministério recursos para mais 5 escolas e reforma de outras duas”, frisou.

Entre as diversas outras ações apresentadas e que estarão disponíveis no Portal do Cidadão, o prefeito reafirmou a viabilização da Cidade da Bioenergia. “Desde o início deste processo nós sempre dissemos que o compromisso de São Carlos era viabilizar a Cidade da Bioenergia, e é isso que estamos fazendo, regularizamos a área, desapropriamos e estamos terminando o projeto executivo para buscar os recursos com o governo federal”, lembrou.

Por fim, o prefeito disse que São Carlos está na contramão da crise econômico internacional. “Claro que essa crise trouxe desemprego no mundo e no Brasil, nós em São Carlos também sofremos, principalmente com algumas empresas ligadas à exportação, mas no que é possível agirmos nós o fizemos”, lembrou. Segundo ele, somente com as obras em andamento e com a contratação de pessoal foram gerados cerca de mil empregos na cidade. “É isso que estamos fazendo, enfrentando a crise e buscamos mecanismos para avançarmos ainda mais”, finalizou.

Confira a apresentação (arquivo pdf - 1,8 MB)

(13/04/09)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos