PREFEITO LANÇA PROJETO PERCURSOS QUE IDENTIFICA IMÓVEIS HISTÓRICOS PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos lançou na manhã desta quarta-feira (8), o projeto “Percursos”, cuja finalidade é identificar os imóveis declarados de interesse histórico-cultural, permitindo que a população e os visitantes conheçam o patrimônio arquitetônico de São Carlos, além de saberem como ocorreram as alterações na área urbana. A ação é de responsabilidade da Fundação Pró-Memória, que contou com a participação do Departamento de Fomento ao Turismo da Prefeitura e das secretarias de Transporte e Comunicação.

Participaram da solenidade o prefeito Oswaldo Barba, a primeira-dama, Cidinha Duarte, a diretora-presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, o diretor de Turismo da Prefeitura, Emiliano Azevedo, e Carlos Alberto Ferreira Martins, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da USP.

O projeto inclui placas de identificação e a instalação de mapas em locais estratégicos, onde as pessoas possam planejar visitas, localizar imóveis que se encontram próximos, serviços e outros equipamentos situados em determinadas região do centro da cidade.

Também foi lançada uma publicação que mostra o conjunto dos bens identificados, permitindo a escolas, grupos e pessoas interessadas planejarem e agendarem visitas. A finalidade é que o interessado possa fazer o percurso, escolher o imóvel que quer ver, olhar no mapa e fazer sua visitação.

Segundo a diretora-presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, Ana Lúcia Cerávolo, a identificação dos imóveis declarados de interesse histórico-cultural  selecionou inicialmente 25 imóveis, que estão inclusos na lista de bens declarados de interesse histórico-cultural da cidade, segundo a Planta Genérica de Valores.

“É um passo a mais na política de patrimônios para que as pessoas conheçam as características dos imóveis. Nossa cidade tem pouco mais de 150 anos, mas soube preservar sua história através de seus imóveis”, conta Ana Lúcia.

O prefeito Oswaldo Barba disse que esse foi um passo importantíssimo na divulgação dos atrativos históricos de São Carlos, e prestou homenagem ao ex-prefeito Newton Lima, que incentivou a preservação do patrimônio-histórico da cidade. “Conhecemos uma cidade pela sua preservação e aqui temos leis que incentivam essa preservação. Nossa cidade tem recebido vários estrangeiros e com a colocação dessas placas estaremos facilitando o conhecimento de nossa história. Vamos colocar São Carlos cada vez mais no cenário nacional”, explica o prefeito.

De acordo com o prefeito, poucas cidades preservam o patrimônio como faz São Carlos. “Nós temos, inclusive, descontos no IPTU, que em alguns casos pode chegar a isenção total”, ressaltou. Para ele, essa ação também contribui para o desenvolvimento do turismo. “Já temos diversas ações para fomentar o turismo em São Carlos, e com certeza essas placas são mais um fator para organizar essa atividade de extrema importância”, salientou.

Disposição
As placas contêm texto em português, inglês e espanhol, e contam a  história do imóvel, o nome atual e o antigo, além de discorrer sobre o estilo arquitetônico que os caracteriza.

Estarão identificados os seguintes imóveis: ABASC, Álvaro Guião, Câmara Municipal, Casarão Cury, Catedral, CDCC, Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, Correios, E.E. Eugênio Franco, E.E.Paulino Carlos, Estação Cultura, Hotel Accacio, Igreja Presbiteriana, Paço Municipal, Palacete Bento Carlos, Palacete Conde do Pinhal, Palacete Visconde da Cunha Bueno, Primeiro Palácio Episcopal, Residência Accacio, Residência Corsi, São Carlos Clube, SENAC e Serraria Giongo.


(08/04/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos