PREFEITURA ELABORA PROJETO PARA APRIMORAR DESENVOLVIMENTO INFANTIL PDF Imprimir E-mail
Uma comissão executiva da Prefeitura de São Carlos, formada por representantes das secretarias municipais de Infância e Juventude, Educação e Saúde iniciou uma série de estudos para a elaboração de um Projeto Comunitário que capacite profissionais nas áreas de Saúde, Educação, Cidadania e entidades do terceiro setor, na articulação e integração de ações para criação de um Programa de Desenvolvimento Infantil (DI), que fortaleça a capacidade dos municípios em promover o desenvolvimento integral (físico, cognitivo e psicossocial) e a melhoria dos serviços de atendimento às gestantes, mães e crianças de 0 a 3 anos de idade em hospitais, unidades de saúde,  maternidade, creches, entre outras instituições.

São Carlos foi selecionada junto com outros 7 municípios pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), com origem familiar que atua na geração de conhecimento sobre temas relevantes e dissemina alternativas de sua aplicação para a solução de problemas da sociedade. A Fundação deve financiar o projeto, além de monitorá-lo e avaliá-lo durante a fase de implantação.

Os projetos são desenvolvidos a partir de um diagnóstico situacional e de um planejamento estratégico que considere os diferentes conhecimentos já identificados pelo próprio município e pela FMCSV.

Evidências apontadas pelas neurociências demonstram que os primeiros anos de vida, da concepção aos 3 anos, definem a base para a vida, pois têm influência significativa no desenvolvimento global do ser humano.

Contato com a Prefeitura
Consultores  e assessores da FMCSV estiveram reunidos na semana passada como o prefeito Oswaldo Barba, o vice-prefeito Emerson leal e os secretários municipais Roberto Menezes (Infância e Juventude) e Arthur Pereira (Saúde) para discutir a organização da criação dos comitês estratégico e técnico de elaboração e implantação do projeto “Primeira Infância – Responsabilidade de Todos”.

Segundo a prof. Ana Maria Kieza, da Fundação, para que o projeto possa ser aprovado e implementado é necessário que o município tenha infraestrutura básica para atendimento em Desenvolvimento Infantil com serviços de atendimento, como Equipes de Saúde da Família, Unidades  de Saúde, maternidade, creches, ações conjuntas entre Saúde, Educação, Serviço Social, Cultura e atividades de desenvolvimento comunitário e líderes comunitários para participar do projeto.

“O fato de São Carlos já contar com essa infraestrutura e ter uma Secretaria Especial de Infância e Juventude já a credencia para uma experiência exitosa com geração de um trabalho diferenciado e com importantes repercussões e benefícios para  população”, frisa Kieza.

Para o prefeito Oswaldo Barba “o trabalho em parceira com a Fundação Vidigal vai render bons frutos, por isso determinei a comissão executiva a elaboração de um bom projeto que atenda as demandas de desenvolvimento em saúde das gestantes e crianças, para isso queremos contar também com o apoio das nossas universidades que sempre foram nossos grandes parceiros”.

O secretário Roberto Menezes ressalta que “o cuidado com a criança na gestação e na primeira infância vai refletir positivamente em toda a sua vida”. Já o secretário Arthur Pereira explica que “essa parceria fortalece o trabalho que o município  desenvolve nos últimos anos tendo sob a responsabilidade da Saúde ações de prevenção e promoção, fundamentais no cuidado aos cidadãos”.

(03/04/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos