BIÓLOGO DE SÃO CARLOS RECEBE HOMENAGEM EM CONGRESSO DA SOCIEDADE DE ZOÓLOGICOS DO BRASIL PDF Imprimir E-mail

O biólogo Fernando Magnani, diretor do Parque Ecológico de São Carlos, participou entre os dias 21 e 25 de março da programação do 23º Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, realizado em Bauru, interior de São Paulo, pela Sociedade de Zoológicos do Brasil (SZC) e Prefeitura Municipal de Bauru. Magnani foi homenageado pela comissão organizadora por sua atuação como presidente da Sociedade de Zoológicos do Brasil no período de 1998 a 2001 e pela contribuição para o crescimento técnico dos zoológicos brasileiros.

Realizado nas dependências do Obeid Plaza Hotel, o encontro promoveu a realização de mini-cursos, apresentação de trabalhos, simpósios, palestras e visita ao Parque Zoológico de Bauru. Estiveram reunidos mais de 500 congressistas entre diretores e técnicos de zoológicos e instituições afins, além de estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia entre outros.

Fernando Magnani participou do mini-curso “O dia a dia de um tratador no Zôo” e do simpósio “História e Realidade dos Zoológicos no Brasil”, baseado em dados coletados em mais de uma década de questionários realizados junto as instituições brasileiras.

Os participantes souberam por exemplo, que o Brasil possui atualmente cerca de 127 zoológicos, o que representa mais de 40 mil animais mantidos em cativeiro, e com um público visitante estimado em cerca de 26 milhões de pessoas/ano (4 vezes o público recebido pelo Campeonato Brasileiro de Futebol). Estes números demonstram a importância destas instituições, não só no que diz respeito à preservação da fauna selvagem em cativeiro, mas também como grandes centros de produção de ciência, educação ambiental e como consequência, de entretenimento para a população.

Outro dado interessante é a comparação entre os alunos recebidos nos programas de educação ambiental dos zoológicos e os matriculados na rede de ensino de cada cidade onde a instituição está sediada, fica claro que hoje os zoológicos representam uma importante ferramenta de aprendizado.

São Carlos
O Parque de São Carlos, mantido pela Prefeitura e vinculado a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, também acompanha os demais zoológicos do Brasil com forte atuação nas áreas do lazer, da educação e da conservação de animais selvagens.

Durante a realização do evento, foram discutidos ainda temas como as mais modernas técnicas de manutenção e manejo da fauna silvestre em cativeiro apara capacitação dos técnicos de zoológicos e instituições mantenedoras de exemplares da fauna selvagem em cativeiro e feito um alerta: cada vez mais, torna-se necessário o desenvolvimento de ações que visam preservar o banco genético representativo de nossa fauna silvestre. Infelizmente, este fato tornou-se mais evidente com a publicação recente pelo IBAMA da "Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção", onde estão presentes mais de 600 espécies da nossa fauna.

Para os participantes, encontros como este contribuem para garantir às gerações futuras a oportunidade de conhecer, respeitar e preservar a fauna selvagem.

(02/04/09)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos