PREFEITO PARTICIPA DE HOMENAGEM AO BATALHÃO DA GUARDA PRESIDENCIAL PDF Imprimir E-mail
O Prefeito Oswaldo Barba, prestigiou no último sábado (28), na praça do Mercado Municipal, a apresentação da Banda Marcial da Guarda Presidencial que apresentou músicas populares, eruditas e canções militares. A banda é vinculada ao Batalhão da Guarda Presidencial (BGP).
Já no período da noite, vestidos com roupa de gala, jaqueta azul e calça branca, os músicos se apresentaram no São Carlos Clube – sede avenida, quando foram homenageados os reservistas que fazem parte do Batalhão da Saudade.

“O Batalhão da Saudade foi criado com a finalidade de fortalecer os laços de amizade, cultuar o civismo e estreitar o relacionamento de reservistas com o BGP e com o Exército Brasileiro. Em 1995 foi realizada a primeira reunião do Batalhão aqui em São Carlos com a participação de mais de 100 reservistas do interior do Estado, de militares da reserva e da ativa, contemporâneos no BGP”, explicou Carlos Alberto Mancuso, secretário executivo do Batalhão da Saudade de São Carlos.

Na ocasião o prefeito Oswaldo Barba homenageou o Coronel de Infantaria Elias Rodrigues Martins Filho, atual comandante da BGP, o General Fernando Cardoso, ex-ministro chefe da Casa Militar e o secretário executivo do Batalhão da Saudade de São Carlos, Carlos Alberto Mancuso, que receberam livros, CDS e peças em porcelana relativas ao sesquicentenário do município.

O Batalhão da Guarda Presidencial foi criado em 1933, com o nome de Batalhão de Guardas, pelo presidente Getúlio Vargas, para proteger o Palácio do Catete, antiga sede do governo, no Rio de Janeiro. Ao se transferir para Brasília, em 1960, o batalhão foi rebatizado de Guarda Presidencial. O BGP é uma unidade de elite do Exército Brasileiro, herdeira e legítima detentora das mais caras tradições do Batalhão do Imperador, criado em 1823 por D. Pedro I.


(31/01/03)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos