PREFEITO DE PENÁPOLIS VISITA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
O prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, cidade situada na região noroeste do estado de São Paulo, esteve na segunda-feira (2) visitando o Pólo Municipal de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil em São Carlos.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Prefeitura Municipal, que oferece cursos de graduação e pós-graduação semipresenciais. O objetivo principal do programa é a democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no país. Em São Carlos estão sendo oferecidos os cursos de graduação em Pedagogia, Sistemas de Informação e Educação Musical, com 50 vagas cada um. Já de pós-graduação foram abertas vagas para três cursos na área da saúde: Especialização em Gestão em Enfermagem, Especialização em Cuidado Pré-Natal e Aperfeiçoamento em Cuidados Primários em Oftalmologia, Reflexo Vermelho e Fundo de Olho.

O prefeito de Penápolis, que na ocasião estava acompanhado dos seus secretários municipais de Saúde, Artur Antônio Andreata e de Agricultura, Eder Fonzar Granato, foi recebido pela diretora presidente da Fundação Educacional São Carlos (FESC), Elisete Pedrazzani e pela coordenadora do Pólo da UAB em São Carlos, Maristela Bertuga Cerqueira, que explicaram aos visitantes como o programa é desenvolvido em São Carlos.

“Nos somos responsáveis pela gestão do Pólo e a UFSCar pela coordenação dos cursos e pelo conteúdo das disciplinas no caso dos cursos de graduação. Já as disciplinas da pós-graduação são de responsabilidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)”, explicou a diretora presidente da FESC.

Elisete Pedrazzani lembrou ainda que a Prefeitura investiu para instalar adequadamente o Pólo da UAB. “Somente para reformar esse prédio onde agora está funcionando o nosso Pólo o município investiu aproximadamente R$ 500 mil”.

Já Maristela Bertuga Cerqueira ressaltou que além do ambiente virtual, o aluno também tem acesso a material impresso e a CDs-ROMs que também o auxiliam a estudar os conteúdos. “Já os encontros geralmente são aos finais de semana, pois muitos alunos são de outras cidades”.

João Luís dos Santos disse que veio a São Carlos porque o Pólo da UAB aqui no município é um dos mais estruturados. “Pretendemos fazer o credenciamento para a educação à distância junto ao MEC. A nossa idéia é criar um Pólo em nosso município, por isso viemos conhecer a estrutura física e como São Carlos montou a sua proposta e quais os projetos que foram encaminhados ao governo federal para conseguir o credenciamento”, comentou o Prefeito.

(02/03/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos