SANTA EUDÓXIA PDF Imprimir E-mail

Distrito ganha Museu de Pedra "Tinho Leopoldino".

 

MUSEU CONTA A HISTÓRIA DO CAFÉ EM SÃO CARLOS E NO DISTRITO

 

No último dia 21 de dezembro, no distrito de Santa Eudóxia, o prefeito Newton Lima inaugurou o Museu de Pedra, que conta a história do distrito. O museu leva o nome “Tinho Leopoldino”, um ilustre e querido proprietário de uma das fazendas localizadas nas proximidades do distrito, falecido há 4 anos.

 

“O Museu terá, a partir de agora, um papel importante na preservação da memória de Santa Eudóxia, na valorização de sua história para as gerações atuais e futuras. A participação da comunidade também será fundamental para que possamos contar uma história abrangente e não apenas de algumas famílias”, ressalta Ana Lúcia Cerávolo, diretora presidente da Fundação Pró-Memória.

 

Estavam presentes na inauguração o prefeito Newton Lima, o vice-prefeito Emerson Leal, o prefeito eleito Oswaldo Barba, a diretora presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, Ana Lúcia Cerávolo, o idealizador do museu, João Batista Müller, o pai do homenageado, Dr. Ayrton Leopoldino, a mãe Neide Terruggi Leopoldino, o irmão Abel Leopoldino, a esposa Maria José Padilha Leopoldino, a filha Andréa Leopoldino, além de autoridades, parentes e amigos.

 

De acordo com o idealizador do local, João Batista Muller, o objetivo na criação do museu foi de retratar a história do distrito por meio de objetos, documentos e fotos, entre outros. “A arquitetura em pedra ferro, material abundante no local, traz características das construções antigas; além disso, a criação de um Museu é investimento em cultura lato senso”, diz Müller.

 

O prefeito Newton Lima expressou sua felicidade em poder entregar mais uma obra ao distrito. “Santa Eudóxia, com mais de um século de vida, não tinha um lugar para mostrar a história rica que teve no ciclo do café e a luta que tem pós esse período para crescer com qualidade de vida. É uma luta difícil por ser um distrito que está localizado no final do nosso município, mas que muita gente boa têm procurado pela atividade na lavoura e pelo turismo. O Museu de Pedra “Tinho Leopoldino” guarda toda a memória do distrito de Santa Eudóxia e isso é fundamental para a preparação do futuro. Tinho Leopoldino, pelo carinho que tinha e pelo apoio da família, certamente homenageia esse espaço. Quero agradecer à família Leopoldino por tudo o que fazem como empreendedores e por terem emprestado o nome de seu filho querido, falecido tão precocemente, a um estabelecimento que tem na sua raiz função fundamental da cultura. Fico muito feliz, porque ao longo de oito anos os avanços foram muito significativos”, finalizou o prefeito.

 

Todos os presentes na inauguração ficaram muito emocionados com as palavras ditas pelo Dr. Ayrton Leopoldino, pai de Tinho Leopoldino. Segundo ele, foi uma enorme emoção para toda a família, que se sentiu muito honrada com a homenagem ao Tinho. “Uma homenagem que lembra o nome de alguém que amou esse lugar, meu filho amava Santa Eudóxia. Em minha opinião, se eu não fosse o pai do homenageado, se fosse uma pessoa estranha eu diria que foi uma homenagem justa por alguém que amou esse lugar, e ele sabia amar. O Tinho sabia amar os lugares e as pessoas, ele me mostrou coisas de amor que eu não conhecia. Espero que esse museu tenha muito êxito e no que eu e minha família pudermos contribuir para incentivar cada vez mais esse local, para que ele cumpra seu papel que é a cultura, nós faremos”, completa Dr. Ayrton.

(29/12/08)