» VÁRIAS ATRAÇÕES MARCARAM O 1º FESTIVAL BRASIL-JAPÃO PDF Imprimir E-mail

 

 

A comunidade de origem japonesa realizou no sábado, dia 22, no Clube Ítalo Brasileiro, o I Festival Brasil – Japão, uma realização do grupo Kodomo no Kai com apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Pró-Memória. A festa foi parte das comemorações dos 100 anos de Imigração Japonesa no Brasil e contou com a presença do Prefeito Newton Lima, do vice-prefeito Emerson Leal, da diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo e de muitos integrantes da colônia Japonesa local. Durante toda a noite, cerca de mil pessoas passaram pelo evento.

 

“O envolvimento de toda a comunidade é muito grande. Quero agradecer à comunidade japonesa pela grande influência que transmitiram para nós”, observou o prefeito Newton Lima, referindo-se à gastronomia e à cultura, principalmente. “Sem contar a importância que tiveram na agricultura, indústria, comércio e serviços”, ressaltou.

 

Já a comunidade japonesa homenageou algumas pessoas que contribuíram para a realização do Festival e para o fortalecimento da cultura japonesa no município, entre elas o prefeito Newton Lima, a diretora presidente e a vice-presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, respectivamente Ana Lúcia Cerávolo e Leila Massarão, além de Palmira Tuboi, Rosa Fugikaua, Hary de Oliveira Santos, Márcia Miyuky Tane, Tomoko Nakaema Serikawa, Rosangela Ruiz e José Fernando Favoretto.

 

“A comunidade nipo-brasileira, além de demonstrar grande organização na realização desse evento, também apresenta para São Carlos a riqueza da cultura japonesa, unindo a força da tradição à diversidade da contemporaneidade. São adultos, idosos, jovens e crianças que mostram na prática a importância de preservar nossa memória e identidade cultural”, disse Ana Lúcia Cerávolo.

 

Várias atrações abrilhantaram a festa, como exposição de orquídeas, oficina de origami, karaokê, danças típicas, cosplay, kendo (arte marcial) e coral, além das comidas típicas. Mas a principal atração da noite foi o show da cantora Karen Ito, uma referência no meio artístico nipo-brasileiro.

 

A presidente do Kodomo no kai, Tomoko Nakaema Serikawa, conta que a iniciativa de realizar a I Festa Brasil Japão foi para marcar a cultura japonesa durante o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. “Nós do Kodomo no Kai juntamente com outros grupos como o Kendo e o Karaokê, além de outros convidados, decidimos realizar essa festa na tentativa de resgatar a cultura japonesa e acho que conseguimos o nosso objetivo. Pretendemos tornar essa festa tradicional no município”, disse.

 

(25/11/08)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos