» MERCOSUL PDF Imprimir E-mail

Newton Lima participa de Foro Consultivo em Foz do Iguaçu.

 

 

ENCONTRO CONTOU COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE LULA

O prefeito de São Carlos e conselheiro da Rede Mercocidades, Newton Lima, participou na sexta, dia 7, da Rodada de Integração Produtiva de Governadores e Prefeitos do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCRR), Eixo Sul, que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR). O encontro contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o evento, governadores e prefeitos assinaram acordos de cooperação e recomendações ao Mercosul, bem como trataram de temas como a integração produtiva agrícola e turística do bloco.

Para cada tema foram apresentados casos concretos desenvolvidos por governos locais e estaduais. Também foram apresentadas iniciativas de apoio aos governos locais e regionais para o comércio exterior no Mercosul e o relatório sobre integração produtiva agrícola e de turismo. Os resultados do encontro serão levados à Cúpula de Chefes de Estados do Mercosul, em dezembro, em Salvador (BA).

O Foro Consultivo aprovou diversos eixos temáticos, dentre eles se destacam o fortalecimento dos mecanismos de cooperação entre os entes federados, ações de combate à pobreza e à fome e redução de desigualdades sociais, ações nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e cultura, intercâmbio de ciência e tecnologia e ações de economia solidária.

“São Carlos avançou e muito na adoção de várias políticas públicas aprovadas no foro e, certamente, com a participação ativa de governadores e prefeitos no Mercosul, será permitida maior integração nas agendas locais e regionais, que beneficiarão a população”, explicou Newton. Após o encontro, o prefeito conheceu o Parque Tecnológico de Itaipu e participou do plantio de uma árvore. É tradição do parque incentivar personalidades em evidência, de diversos segmentos da sociedade, ao plantio de mudas. Uma placa indica o autor do plantio.

A representação dos municípios no Foro é formada pelos presidentes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, da Associação Brasileira de Municípios (ABM), José do Carmo, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), João Paulo Lins da Silva, e da Agência de Cooperação dos Municípios Brasileiros (ACMB), José de Filipi. Também fazem parte os prefeitos membros do Conselho da Rede Mercocidades, João Avamileno (Santo André, SP), Newton Lima (São Carlos, SP) e Fernando Pimentel (Belo Horizonte, MG), e os prefeitos dos municípios fronteiriços – Luiz Fernando Mainardi (Bagé, RS) e Fabian Vendruscolo (Guaíra, PR), que é o atual presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu.

(10/11/08)